A Procissão do Fogaréu, que ocorre anualmente na Cidade de Goiás, foi cancelada pela Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), por conta da pandemia do coronavírus. É a primeira vez, em 275 anos, que se registra o cancelamento do evento, que só ocorrerá em 2021.
Em nota, a OVAT explicou que a decisão foi tomada “em respeito aos Decretos Estadual e Municipal a fim de colaborar para que não se propague os malefícios do coronavírus”. Também serão suspensos, por 15, prorrogáveis ou não, todos os trabalhos relativos à preparação das cerimônias, celebrações, manifestações e procissões durante a Semana Santa da Cidade de Goiás, celebrada no período de 5 a 12 de abril deste ano.
Em nota de cancelamento da Procissão do Fogaréu, OVAT orienta aos visitantes e turistas que cancelem as reservas
Entre as cerimônias suspensas, além da Procissão do Fogaréu, estão as: Missa do Lava-Pés, Procissão dos Penitentes, Cantos do Perdão, Adoração da Cruz, Descendimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e a Procissão da Ressurreição.
No texto, o presidente da OVAT orienta aos visitantes e turistas que cancelem ou prorroguem as suas reservas na rede hoteleira para outro período. “Pedimos a todos que se conscientizem, não sejam egoístas, que se mantenham em isolamento para resguardarem a vida e que cumpram as orientações das autoridades sanitárias, para que não soframos consequências drásticas como as que tem acontecido em outros países”, escreveu também.
Leia a nota na íntegra:
A Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT, vem de público dizer a todos que a competência e decisão de não realizar a Procissão do Fogaréu, no dia 08 de Abril de 2020, é exclusiva da nossa instituição, da qual temos o maior respeito, semeamos informações e realizações voltadas para o bem comum.
Ressalto que, em respeito aos Decretos Estadual e Municipal, no último dia 16 já havíamos externado o nosso apoio total, tanto ao Governador do Estado de Goiás e como a Prefeita Municipal de Goiás, a fim de colaborar para que não se propague os malefícios do Coronavírus em nosso meio.
Orientamos aos visitantes e turistas que cancelem ou prorroguem as suas reservas na rede hoteleira para outro período e continuem a confiar em Goiás-GO como um destino turístico mágico, acolhedor, e que as nossas referências culturais serão ao tempo realizadas com a mesma harmonia e empenho que dedicamos a cada ano.
Anunciamos ainda que CANCELAMOS todos os trabalhos relativos a preparação e a organização das cerimônias, celebrações, manifestações e procissões de responsabilidade da OVAT durante da Semana Santa da Cidade de Goiás, que se aproxima e se realiza no período de 05 a 12 de Abril de 2020.
É importante frisar que as manifestações religiosas e culturais no período da Semana Santa, como: a Procissão do Fogaréu, a Missa do Lava-Pés, a Procissão dos Penitentes, os Cantos do Perdão, a Adoração da Cruz, o Descendimento da Cruz, a Procissão do Senhor Morto e a Procissão da Ressurreição – são expressões de fé reconhecidas internacionalmente por sua beleza ímpar e são responsáveis pela atração de visitantes e diversos e importantes veículos de comunicação – do Brasil e do mundo, que tem difundido a cidade de Goiás-GO e o Estado de Goiás através das suas belezas naturais, da arquitetura, da gastronomia, da religiosidade, dos costumes, das artes e das tradições, e dado a esses fatos não podemos correr quaisquer que sejam os riscos quanto a aglomeração de pessoas.
Seguros de nosso papel institucional e ainda com o mesmo carinho que tratamos da salvaguarda do patrimônio material e imaterial de nossa antiga capital – Cidade de Goiás, CANCELAMOS todos os eventos de responsabilidade da OVAT no período da Semana Santa na em Goiás-GO – dentre elas a Procissão do Fogaréu. Com esta medida de segurança à saúde nos imbuímos do sentimento coletivo de cuidarmos e protegermos o nosso maior patrimônio aqui na Terra – que é a vida, a vida de nossa gente, a vida do povo goiano, da nação brasileira, dos cidadãos do mundo.
Pedimos a todos que se conscientizem, não sejam egoístas, que se mantenham em isolamento para resguardarem a vida e que cumpram as orientações das autoridades sanitárias, para que não soframos consequências drásticas como as que tem acontecido em outros países.
Desde já agradecemos o carinho que os nossos apoiadores, patrocinadores, o povo, a imprensa, os órgãos governamentais, sanitários e religiosos dispensam sobre a nossa instituição e para com as realizações por ela promovidas, tais como a Procissão do Fogaréu.Atenciosamente,
Rodrigo dos Santos e Silva
Presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT