fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Mundo
      • Saúde
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Tandara Reis
      Tandara Reis
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Jairo Menezes
      Jairo Menezes
      29 de maio de 2019

      Delegacia apura caso de pit bull enfurecido em Goiânia

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Setor Bueno
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • vacina da covid-19
  • Contrabando em Goiás
  • Adib Elias
  • vacina índia
  • retorno das aulas
  • Joe Biden
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • vacina da covid-19
  • Contrabando em Goiás
  • Adib Elias
  • vacina índia
  • retorno das aulas
  • Joe Biden
Saúde

Ministério da Saúde segue divulgando dados defasados do coronavírus em Goiás

A plataforma, que tem como função justamente divulgar as notificações atualizadas de doenças como a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, tem apresentado delay de até dois dias em relação aos números reais.
Ton Paulo
19/03/2020, 08h26
imagem
Foto: Reprodução

A Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde, ou simplesmente IVIS, do Ministério da Saúde, não tem conseguido acompanhar a atualização dos dados referentes ao coronavírus em Goiás e no resto do país. A plataforma, que tem como função justamente divulgar as notificações atualizadas de doenças como a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, tem apresentado delay de até dois dias em relação aos números reais.

Os números do estado de Goiás são um exemplo. Com a confirmação oficial por parte das Secretarias de Saúde Municipais de pacientes com coronavírus nos municípios de Jataí e Aparecida de Goiás na manhã da última quarta-feira (18/3), a quantidade de goianos com Covid-19 subiu para 12. Simultaneamente, na plataforma IVIS, o número divulgado de casos confirmados era de apenas 6.

Com a confirmação do novo coronavírus no diretor de articulação política da Assembleia Legislativa de Goiás, Joel Braga Filho, que também é irmão do ex-deputado e atual secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, os casos confirmados no estado subiram para 13. Entretanto, na manhã desta quinta-feira (19/3), a quantidade mostrada na IVIS era de apenas 8. Mesmo havendo atualização, essa não atingiu a quantidade correta.

São seis casos em Goiânia; três em Rio Verde; dois em Anápolis; um em Jataí e um em Aparecida de Goiânia, totalizando 13, até o momento.

Ministério da Saúde justifica desatualização do número de casos de coronavírus em Goiás e em outros estados do Brasil

Em uma nota divulgada, o Ministério da Saúde comentou o problema de dados defasados constante em sua plataforma de notificações, a IVIS. Segundo a pasta, o site passa por “modernizações técnicas e operacionais”, e logo passará a fazer as atualizações em tempo hábil.

Vaja abaixo:

“NOTA

O Ministério da Saúde informa que a Plataforma IVIS, utilizada para atualização dos casos de coronavírus no país, passa por modernizações técnicas e operacionais. Tão logo esteja concluído este processo, os dados serão atualizados. Informaremos em tempo oportuno.”

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Procissão do Fogaréu é cancelada pela primeira vez após 275 anos

Segundo a organização, cancelamento ocorre “em respeito aos Decretos Estadual e Municipal a fim de colaborar para que não se propague os malefícios do coronavírus".
Thyélen Lorruama
19/03/2020, 08h46
imagem
Foto; Reprodução/Agência Brasil

A Procissão do Fogaréu, que ocorre anualmente na Cidade de Goiás, foi cancelada pela Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), por conta da pandemia do coronavírus. É a primeira vez, em 275 anos, que se registra o cancelamento do evento, que só ocorrerá em 2021.

Em nota, a OVAT explicou que a decisão foi tomada “em respeito aos Decretos Estadual e Municipal a fim de colaborar para que não se propague os malefícios do coronavírus”. Também serão suspensos, por 15, prorrogáveis ou não, todos os trabalhos relativos à preparação das cerimônias, celebrações, manifestações e procissões durante a Semana Santa da Cidade de Goiás, celebrada no período de 5 a 12 de abril deste ano.

Em nota de cancelamento da Procissão do Fogaréu, OVAT orienta aos visitantes e turistas que cancelem as reservas

Entre as cerimônias suspensas, além da Procissão do Fogaréu, estão as: Missa do Lava-Pés, Procissão dos Penitentes, Cantos do Perdão, Adoração da Cruz, Descendimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e a Procissão da Ressurreição.

No texto, o presidente da OVAT orienta aos visitantes e turistas que cancelem ou prorroguem as suas reservas na rede hoteleira para outro período. “Pedimos a todos que se conscientizem, não sejam egoístas, que se mantenham em isolamento para resguardarem a vida e que cumpram as orientações das autoridades sanitárias, para que não soframos consequências drásticas como as que tem acontecido em outros países”, escreveu também.

Leia a nota na íntegra:

A Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT, vem de público dizer a todos que a competência e decisão de não realizar a Procissão do Fogaréu, no dia 08 de Abril de 2020, é exclusiva da nossa instituição, da qual temos o maior respeito, semeamos informações e realizações voltadas para o bem comum.

Ressalto que, em respeito aos Decretos Estadual e Municipal, no último dia 16 já havíamos externado o nosso apoio total, tanto ao Governador do Estado de Goiás e como a Prefeita Municipal de Goiás, a fim de colaborar para que não se propague os malefícios do Coronavírus em nosso meio.

Orientamos aos visitantes e turistas que cancelem ou prorroguem as suas reservas na rede hoteleira para outro período e continuem a confiar em Goiás-GO como um destino turístico mágico, acolhedor, e que as nossas referências culturais serão ao tempo realizadas com a mesma harmonia e empenho que dedicamos a cada ano.

Anunciamos ainda que CANCELAMOS todos os trabalhos relativos a preparação e a organização das cerimônias, celebrações, manifestações e procissões de responsabilidade da OVAT durante da Semana Santa da Cidade de Goiás, que se aproxima e se realiza no período de 05 a 12 de Abril de 2020.

É importante frisar que as manifestações religiosas e culturais no período da Semana Santa, como: a Procissão do Fogaréu, a Missa do Lava-Pés, a Procissão dos Penitentes, os Cantos do Perdão, a Adoração da Cruz, o Descendimento da Cruz, a Procissão do Senhor Morto e a Procissão da Ressurreição – são expressões de fé reconhecidas internacionalmente por sua beleza ímpar e são responsáveis pela atração de visitantes e diversos e importantes veículos de comunicação – do Brasil e do mundo, que tem difundido a cidade de Goiás-GO e o Estado de Goiás através das suas belezas naturais, da arquitetura, da gastronomia, da religiosidade, dos costumes, das artes e das tradições, e dado a esses fatos não podemos correr quaisquer que sejam os riscos quanto a aglomeração de pessoas.

Seguros de nosso papel institucional e ainda com o mesmo carinho que tratamos da salvaguarda do patrimônio material e imaterial de nossa antiga capital – Cidade de Goiás, CANCELAMOS todos os eventos de responsabilidade da OVAT no período da Semana Santa na em Goiás-GO – dentre elas a Procissão do Fogaréu. Com esta medida de segurança à saúde nos imbuímos do sentimento coletivo de cuidarmos e protegermos o nosso maior patrimônio aqui na Terra – que é a vida, a vida de nossa gente, a vida do povo goiano, da nação brasileira, dos cidadãos do mundo.

Pedimos a todos que se conscientizem, não sejam egoístas, que se mantenham em isolamento para resguardarem a vida e que cumpram as orientações das autoridades sanitárias, para que não soframos consequências drásticas como as que tem acontecido em outros países.

Desde já agradecemos o carinho que os nossos apoiadores, patrocinadores, o povo, a imprensa, os órgãos governamentais, sanitários e religiosos dispensam sobre a nossa instituição e para com as realizações por ela promovidas, tais como a Procissão do Fogaréu.Atenciosamente,

Rodrigo dos Santos e Silva

Presidente da Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT

Imagens: Agência Brasil 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Presos fazem motim por causa de suspensão de visitas, em Alexânia

Segundo os detentos, motivo da rebelião foi a suspensão das visitas nos presídios e também pela alimentação inadequada oferecida no presídio.
Dinake Nubia
19/03/2020, 08h48
imagem
Foto: Reprodução/ Google Maps

Nesta quarta-feira (18/3), alguns presos fizeram um motim por causa da suspensão de visitas no presídio de Alexânia, no Entorno do Distrito Federal (DF). O motivo da suspensão é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Conforme informações, alguns detentos começaram a rebelião e queimaram colchões e quebraram paredes. Além disso, também invadiram algumas celas da cadeia.

Segundo alegações dos presos, o motivo da rebelião foi a suspensão das visitas nos presídios do estado e também pela alimentação inadequada oferecida no presídio.

A situação foi controlada depois que a Polícia Militar do Estado de Goiás e o Grupo de Intervenção Tático (GIT) fizeram o adentramento no local e utilizaram gás.

Além disso, um detento foi agredido por outros presos e precisou ser levado para uma unidade de saúde. De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o caso já foi repassado para a Polícia Civil e a direção da unidade abriu procedimentos administrativos internos para apurar as responsabilidades e aplicar as devidas punições aos envolvidos, conforme a Lei.

Presos fizeram motim por causa de suspensão de visitas, em Alexânia, mas prisões de Goiás não receberão visitas por 15 dias devido ao coronavírus

Devido ao coronavírus, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) suspendeu as visitas aos detentos das unidades prisionais do Estado pelo período inicial de 15 dias. Além disso, a entrega particular de alimentos e produtos de higiene (cobal) aos detentos também está suspensa.

Trata-se de uma medida de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública diante da pandemia do novo coronavírus.

Além disso, o Núcleo de Custódia está sendo preparado para receber detentos que apresentarem os sintomas da doença. No local serão oferecidos todos os cuidados e segurança necessários, tanto para o preso, quanto para o servidor.

Outras medidas profiláticas, com foco na preservação da saúde da população carcerária e dos servidores do sistema penitenciário goiano, também estão sendo desenvolvidas.

Por fim, a estratégia segue regras e protocolos de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Todas baseadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO), quanto ao período de incubação do coronavírus.

Via: CBN Goiânia 
Imagens: Reprodução Google Maps 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Anvisa dá aval a 8 testes rápidos do coronavírus; uso em massa é rejeitado

Há cerca de dez empresas interessadas em entrar no mercado brasileiro com dispositivos de diagnóstico rápido do coronavírus.
Estadão Conteúdo
19/03/2020, 08h56
imagem
Foto: Reprodução/Olhar Digital

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem o registro dos primeiros oito kits específicos para diagnóstico do novo coronavírus, que prometem apresentar o resultado das análises em cerca de dez minutos. O órgão não deu detalhes sobre cada produto e fabricante. Há cerca de dez empresas interessadas em entrar no mercado brasileiro com dispositivos de diagnóstico rápido, conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo.

Uma das interessadas é a Fiocruz, que estima conseguir entregar em até três semanas ao governo um teste deste tipo a partir de uma parceria com empresa privada. Segundo a Anvisa, seis dos testes aprovados são do tipo “ensaio imunocromatográfico”, que usa amostras de sangue, soro ou plasma. Outros dois são para detecção com uso de swab, instrumento semelhante a um cotonete que retira amostra das vias respiratórias dos pacientes, da nasofaringe e orofaringe. Os registros serão publicados na quinta-feira, no Diário Oficial.

Mesmo mantendo a posição de que testes em massa são “desperdício” de recursos, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse desejar que o País consiga adquirir em três meses até 1 milhão desses produtos para detectar o vírus em pacientes. A conta seria uma projeção com base na soma de testes já encomendados com a Fiocruz – 30 mil numa primeira leva e mais 150 mil adiante – e com importações de empresas privadas. Os testes adquiridos com a Fiocruz até agora são de uma versão mais simples, que tem apresentado o resultado em até 3 dias.

A empresa MedLevansohn deseja vender no País um teste fabricado na China, pela empresa Biotest, que promete o diagnóstico em dez minutos. A ideia da empresa é, se conseguir o registro na Anvisa, trazer um primeiro lote de 100 mil testes no começo de abril e encomendar outro de 200 mil. O dispositivo cabe na mão e analisa amostra de sangue do paciente.

Já a farmacêutica Roche quer trazer ao Brasil o teste “cobas® SARS-CoV-2”, registrado nesta semana nos Estados Unidos de forma emergencial. Ele pode ser colocado em um equipamento de análise clínica, da mesma empresa, que promete verificar 1.440 amostras de pacientes em um período de 24 horas. A empresa afirma que ainda conversa com o governo brasileiro sobre como realizar o registro e fornecimento do produto.

Por questões de sigilo industrial, a Anvisa não revela o número exato de empresas que pretendem registrar testes no Pais. O Ministério da Saúde se reunirá hoje com companhias que detêm a tecnologia para negociar a importação. O governo paga R$ 98,80 por unidade do kit fornecido pela Fiocruz. A expectativa é de que o preço caia “consideravelmente” com testes rápidos, por exemplo, segundo técnicos do governo.

Parceria tecnológica. A Fiocruz afirma que discute uma parceria com empresa privada para fornecer no Brasil em poucas semanas o teste rápido. A ideia é que o resultado das análises seja apresentado em até 15 minutos. Segundo o chefe da Divisão de Novos Negócios de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Hugo Defendi, há “várias empresas” interessadas na parceria com o laboratório. Com a parceria, a Fiocruz poderia fabricar parte do produto e fornecer ao governo. Com o passar do tempo, a empresa incorporaria a tecnologia do parceiro privado para fabricar o teste todo no Brasil. A expectativa é de que o preço seja bastante inferior ao teste vendido hoje ao governo.

Produtos como testes rápidos de novo coronavírus, no entanto, não são ainda encontrados na farmácia. Apesar de o manuseio ser considerado simples, ele ocorre em ambiente hospitalar.

Testes

O ministro da Saúde, Mandetta, voltou a se opor a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para testar o máximo de casos suspeitos possível. “Do ponto de vista sanitário é um grande desperdício de recursos preciosos para nações”, disse o ministro ontem. A estratégia do governo é priorizar testes de pessoas internadas por síndromes respiratórias, além de realizar análises na “rede sentinela” (que inclui postos de saúde, pronto atendimento e hospitais) de pessoas com diagnóstico negativo para outros vírus gripais.

Citado como caso de sucesso no combate ao novo coronavírus, a Coreia do Sul tem testado de 10 mil a 15 mil casos diariamente, segundo dados do governo. Mandetta, no entanto, afirma que o país asiático não pode ser visto como referência para a realidade brasileira. “Uma coisa é ter um país como a Coreia do Sul. É totalmente diferente de um continente sul-americano. Vamos lutar, discutindo com nossos especialistas qual a melhor técnica que a gente pode usar. Os EUA estão sem kit. Não é uma situação para se pensar melhor?”, indagou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Imagens: Olhar Digital 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

OVG pede doações ao Fundo de Combate à Propagação do Coronavírus

"Nossa conta já está disponível para receber a sua doação e tenho certeza que prestaremos contas de cada centavo que nos foi confiado", ressaltou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado.
Thyélen Lorruama
19/03/2020, 10h03
imagem
Foto: Reprodução/OVG

O governo estadual, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), criou o Fundo de Combate à Propagação do Coronavírus, para arrecadar doações. O objetivo é mobilizar pessoas que podem ajudar “os que mais precisam neste momento”, para que a OVG possa ” atuar de maneira mais eficaz no trabalho de proteção e prevenção social.”

A primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado e a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado gravaram um vídeo de apelo. Assista:

O governo de Goiás também divulgou a campanha por meio do site e redes sociais oficiais, com o seguinte texto:

#GoiásContraCoronavírus | Em parceria com a @ovg.org.br, o Governo de Goiás acaba de lançar o Fundo de Combate à Propagação do Coronavírus. O objetivo é mobilizar a maior quantidade de pessoas a ajudar os que mais precisam neste momento! Assim, poderemos atuar de maneira mais eficaz no trabalho de proteção e prevenção social. Entendemos que o momento é delicado, mas na luta contra o coronavírus em nosso estado, precisamos fazer valer o nosso slogan: #SomosTodosGoiás!

Como doar ao Fundo de Combate à Propagação do Coronavírus

Conforme o apelo, não há valor específico a ser doado. “Todos que podem contribuir, não importa o valor. A gente sabe que o momento é delicado para todos os setores, mas juntos a certeza que vamos garantir apoio aos que mais precisam. A OVG está completamente empenhada nesse trabalho de proteção e prevenção social. Nossa conta já está disponível para receber a sua doação e tenho certeza que prestaremos contas de cada centavo que nos foi confiado”, ressaltou Adryanna Caiado.

Qualquer quantia pode ser doada pelo site: www.ovg.org.br/voluntariado/ ou através dos dados bancários:

  • Banco Bradesco – 237
  • Agência: 0244
  • Conta corrente: 45059-6
  • Razão Social: Organização das Voluntárias de Goiás
  • CNPJ: 02.106.664/0001-65

Na manhã desta quinta-feira (19/3), em entrevista à Rádio Sagres, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que o Estado vai fazer doação de cestas básicas e voucher de botijão de gás para quem ficar sem trabalho e renda, por conta do decreto que determina o fechamento do comércio. “Vamos começar fazer uma distribuição ordenada, não tem necessidade de correr, estamos programando tudo gradualmente”, reforçou.

Casos de coronavírus de Goiás

Goiás já tem 12 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), do total de casos confirmados, cinco são de Goiânia, três de Rio Verde, dois de Anápolis, 1 de Aparecida de Goiânia e 1 de Jataí. Há 230 casos suspeitos em investigação e não há confirmação de óbitos causados pela doença.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Evento
imagem
Centro Comercial faz homenagem ao Dia Nacional do Fusca
Sabado, 23 de jan
Metropolitan Mall (Goiânia-GO)
Live na Internet
imagem
Janeiro Branco tem palestras grátis sobre cuidados com a saúde mental
Quinta, 21 de jan
Goiânia (Goiânia-Goiás)
  • continuelendo
  • +lidas
1 Ministério da Saúde segue divulgando dados defasados do coronavírus em Go...

2 Procissão do Fogaréu é cancelada pela primeira vez após 275 anos

3 Presos fazem motim por causa de suspensão de visitas, em Alexânia

4 Anvisa dá aval a 8 testes rápidos do coronavírus; uso em massa é rejeitado

5 OVG pede doações ao Fundo de Combate à Propagação do Coronavírus

1 Polícia indicia suspeito de empurrar jovem de borda de piscina em Caldas Novas

2 Suspeito de estuprar e roubar diarista em Aparecida de Goiânia é preso

3 Presos suspeitos de ameaçar criança durante assalto a mercearia em Goiás

4 Goiânia segue com vacinação contra a covid nesta terça (19)

5 Vacinação contra a covid em Goiás vai começar por Anápolis

maislidas
1
Polícia indicia suspeito de empurrar jovem de borda de piscina em Caldas Novas
2
Suspeito de estuprar e roubar diarista em Aparecida de Goiânia é preso
3
Presos suspeitos de ameaçar criança durante assalto a mercearia em Goiás
4
Vacinação contra a covid em Goiás vai começar por Anápolis
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG