Para quem está pensando em fazer uma visitinha ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Vila de São Jorge é o principal acesso e serve como base para quem está em busca de novas experiências. A região faz parte do município de Alto Paraíso de Goiás e se encontra bem na entrada do parque, que é conhecido por suas inúmeras corredeiras, cachoeiras, saltos, poços, vales, cânions e muito mais.
A vila é pequena, mas conta com um climinha bastante acolhedor e hospitaleiro, representando uma excelente opção para um passeio mais rápido e cheio de estilo. Com uma ambientação rústica, ruas de terra batida e um cenário perfeito para quem está em busca de bons momentos de sossego, o lugar proporciona um contato incrível com a natureza, com paisagens que são de tirar o fôlego,
Para se ter ideia, a Vila de São Jorge foi criada por volta dos anos de 1940, por garimpeiros que chegaram até a região em busca de quartzo. Ao longo do tempo, diversas transformações aconteceram e devido aos altos números de procura turística pela Chapada, a vilinha acabou se tornando também um ponto de turismo.
Por esse motivo foi preciso estabelecer na região uma infra-estrutura completa, com total apoio aos visitantes, sem deixar de lado seus habitantes, que contabilizam menos de mil. Assim, é sempre possível encontrar restaurantes, bares e comércios de artesanato no local, sem falar nas charmosas pousadas, que por incrível que pareça ainda trabalham com preços bem acessíveis em suas diárias.
Assim, se você é mais um aventureiro que pretende explorar as belezas da Chapadas, mas que também não dispensa o sossego do descanso, a Vila de São Jorge representa um verdadeiro refúgio, com tudo que é preciso para aproveitar momentos de paz e experiências inesquecíveis!
Como chegar na Vila São Jorge?
Para chegar até a Vila de São Jorge a melhor opção é ir de carro, saindo de Brasília em direção a Alto Paraíso, passando pela BR-020. No trevo é preciso pegar a esquerda e seguir pela GO-118, onde será preciso passar por São Gabriel e São João D’Alinça, até chegar na cidade de Alto Paraíso.
Em seguida é preciso virar à esquerda no trevo, em direção a São Jorge, seguindo por mais 36 km pela GO-239.
Se você não vai de carro, é interessante conseguir uma carona ou recorrer também a alguma agência de turismo com serviço de traslado. Vale muito a pena e os preços costumam ser bem acessíveis.
Saiba o que fazer na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso:
1 – Vale da Lua
O Vale da Lua é simplesmente um dos destinos mais populares e deslumbrantes da Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás. O lugar é composto por diversas formações rochosas cavadas nas pedras, que acabaram se formando ao longo do tempo pelas corredeiras de águas transparentes vindas do rio São Miguel.
E para quem vê o nome sem conhecer o lugar, pode pensar que foi apenas uma inspiração atípica, no entanto, o Vale da Lua conta com paisagens que realmente lembram o ambiente lunar que estamos acostumados a ver em filmes e produções do tipo, com rochas e crateras escavadas pelo atrito da areia levada pelas águas.
O lugar fica a 11 km do centro da Vila de São Jorge, podendo ser acessado pela GO-239, entrando por uma estrada de terra. Vale a pena conhecer!
2 – Jardim de Maytrea
Para quem adora registrar lugares com paisagens incríveis, o Jardim de Maytrea é um destino imperdível na Chapada dos Veadeiros. O lugar se encontra à beira da GO-118 e fica entre a Vila de São Jorge e Alto Paraíso, com um visual formado por morros bastante imponentes, como o Morro da Baleia e também o Morro do Buracão.
Para se ter ideia, a paisagem é composta por campos floridos, veredas, buritis e tantas outras belezas que garantem uma visão incrível para quem passa por ali. Algumas pessoas falam sobre a misticidade do lugar, que parece bem diferente de tudo que estamos acostumados. O pôr do sol no lugar é praticamente surreal e garante uma experiência inesquecível! Para quem está na Vila de São Jorge, é um destino imperdível!
3 – Cachoeira do Segredo
A Cachoeira do Segredo já desperta curiosidade logo de cara, já que seu nome também faz jus a tudo que a paisagem oferece. Para se ter ideia, a trilha para chegar até a cachoeira é uma das mais belas de toda a Chapada dos Veadeiros, com paisagens cercadas por muita vegetação e até mesmo passagens por dentro de rios. A experiência de chegar até lá já é capaz de proporcionar momentos inesquecíveis na passagem pela Vila de São Jorge.
Chegando ao destino, é possível encontrar uma queda d’água com cerca de 100 m em meio a cânion belíssimo, formado por um paredão de pedra coberto por muito verde. No entanto, é preciso ter muito cuidado e ficar atento às placas de alerta para risco de queda. Vale lembrar que as águas do lugar são extremamente geladas! Um verdadeiro paraíso!
Para chegar até lá, saindo da Vila de São Jorge, serão cerca de 11 km pela GO-239, indo pelo sentido oposto a Alto Paraíso. A entrada fica do lado esquerdo e é possível contar com placas que indicam a cachoeira. Apesar disso, é recomendado procurar por uma agência de turismo em São Jorge para garantir um passeio mais seguro e por um valor bem acessível.
4 – Cachoeira Morada do Sol
Saindo da Vila de São Jorge é possível encontrar a Cachoeira Morada do Sol, que fica bem pertinho e é um dos destinos mais incríveis para conhecer. São poucos quilômetros de estrada de chão no sentido Colinas do Sul até chegar ao lugar. Para entrar é preciso pagar uma pequena taxa na portaria, onde é possível estacionar.
Em seguida, é preciso pegar uma trilha bem curta e simples até a cachoeira, que conta com quedas pequenas, mas muito bonitas. É um lugar perfeito para aproveitar com as crianças, por exemplo, com paisagens encantadoras e que certamente rendem fotos maravilhosas.
Para quem quiser aproveitar um pouco mais, antes da Morada do Sol é possível encontrar a Cachoeira da Raizama, que também é excelente e fica um pouquinho mais próxima da Vila de São Jorge. São opções incríveis e imperdíveis!