A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) alerta a população goianiense sobre um novo golpe que está sendo aplicado, que é um falso app que apresenta informações sobre o coronavírus e bloqueia celulares.
Conforme informações, o nome do aplicativo é covide-19 tracker e está sendo divulgado através das redes sociais por meio de links e dowloads. O problema é que, na verdade, se trata de um cibercrime.
De acordo com a Polícia Civil, o aplicativo apresenta um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre os casos de coronavírus, mas, na verdade, é um software malicioso que criptografa e bloqueia celulares, computadores e outros dispositivos onde for instalado.
Depois que já está instalado, é solicitado um pagamento em bitcoins, que é um criptomoeda, para a liberação dos dispositivos infectados. Diante disso, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) orienta que os downloads sejam feitos diretamente nas lojas oficiais , Google Play e Apple Store.
App do Ministério da Saúde
Para facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e outras informações.
O app está disponível para iOS e Android, em suas respectivas lojas.
Além do alerta sobre falso app que apresenta informações de coronavírus, a PC também suspende atendimentos presenciais
As delegacias de Polícia Civil em Goiás suspenderam, desde a última segunda-feira (16/9), o atendimento presencial para alguns casos nas unidades, a fim de evitar a propagação do Covid-19. Com a medida, somente casos urgentes serão feitos de forma presencial, sendo:
- Homicídio e feminicídio;
- Estupro;
- Sequestro e cárcere privado;
- Roubo;
- Furto de veículos;
- Autos de Prisão em Flagrante;
- Casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, exigindo imediata intervenção policial;
- Outros casos, a critério da Autoridade Policial ou do dirigente do órgão, que sejam considerados hipóteses de emergência policial.
Para os casos abaixo, o registro de ocorrência será feiro somente pela internet:
- Furtos, exceto de veículos e quando houver necessidade de perícia;
- Perda ou extravio de documentos e/ou objetos;
- Desaparecimento de pessoa maior de idade;
- Acidente de trânsito sem vítimas.