A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) informou, no fim da manhã desta sexta-feira (13/3), que a data da Pecuária de Goiânia será mantida apesar dos casos confirmados de coronavírus no Estado de Goiás.
“A 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás continua, até o presente momento, com sua data mantida para o período de 15 a 24 de maio”, afirmou por meio de comunicado.
Entretanto, uma reunião está agendada para próxima segunda-feira (16/3), no Palácio Pedro Ludovico, para decidir se o evento será realmente mantido. A SGPA ainda informou que está buscando orientações para definir a data o evento.
“A diretoria da SGPA está buscando orientação junto aos órgãos envolvidos, sob orientação do Governador do Estado, Ronaldo Caiado, para oficialmente definir sobre a data de realização do evento”.
Coronavírus: Pecuária de Goiânia após plano de contingência
Nesta quinta-feira (12/3), Ronaldo Caiado (DEM) anunciou um plano de contingência com várias medidas para evitar a propagação da doença no estado de Goiás. Com isso, um decreto de emergência na saúde será publicado.
A decisão foi tomada após a confirmação de três casos de coronavírus em Goiás. Três mulheres estão infectadas com o vírus, uma, inclusive, é psicóloga e atendia estudantes em uma escola particular de Goiânia.
Entre as medidas adotadas pelo governo está a suspensão de eventos públicos no estado, considerados de grande porte, ou seja, com mais de 100 pessoas. Diante disso, até mesmo jogos deverão ser realizados sem torcida. Outras medidas:
- Vacinação dos idosos em casa para evitar contato com pacientes na rede pública de saúde;
- Escalonamento de horários de servidores públicos estaduais que usam transporte coletivo para evitar grandes aglomerações em terminais;
- Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) que voltarem de férias ou licenças ficarão afastados por 14 dias e trabalharão de casa;
- Compromisso com empresas de ônibus para desinfecção dos coletivos com mais frequência;
- Compromisso com shoppings centers para desinfecção das mesas, banheiros e cinemas com mais frequência.