No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Como as escolas goianas estão lidando com a pandemia de coronavírus

Por Toni Nascimento
Publicado em 13/03/2020 às 19:27
Coronavírus: como escolas goianas estão lidando com a pandemia

Imagem: Governo de Goiás

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Após confirmação de três casos de coronavírus no Estado de Goiás, as escolas de Goiânia começam a trabalhar formas de conscientização e prevenção ao COVID-19.

O Dia Online entrou em contato com a Secretária de Estado da Educação (Seduce), na tarde desta sexta-feira (13/3), e a mesma informou que as escolas estaduais do estado continuarão com a programação normal. Ou seja, ainda não haverá paralisação das aulas.

Leia também

Veja quem é a piloto goiana que fez pouso de emergência com Lívia Andrade

Veja quem é a piloto goiana que fez pouso de emergência com Lívia Andrade

Fiéis acompanham chegada do sino Vox Patris em Trindade

Fiéis acompanham chegada do sino Vox Patris em Trindade

Apesar disso, na noite desta sexta, o Governo de Goiás decretou que o Estado está em situação de emergência devido ao coronavírus.

No documento publicado, as aulas escolares, no âmbito público ou privado, poderão ser suspensas conforme critérios epidemiológicos determinados pela autoridade sanitária nos próximos dias.

Ou seja, existe a possibilidade de suspensão das aulas nos próximos dias.

Além disso, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe), emitiu um comunidade ás escolas particulares da capital goiana.

Trata-se de uma série de recomendações aos membros da comunidade escolar. Ou seja, profissionais, alunos e responsáveis.

Recomendações do Sepe para os membros da comunidade escolar contra o coronavírus (na integra):

Medidas por parte dos diretores

– Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);

– Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório;

– Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;

– Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);

– Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;

– Manter a atenção para indivíduos (alunos, profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.).          – Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

– Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Medidas Individuais (profissionais, alunos e responsáveis)

– Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Quando não houver sujidade visível, pode-se usar as preparações alcoólicas (álcool gel, por exemplo);

– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Aplicar a etiqueta respiratória: proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

– Atentar à presença de febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Se estiverem presentes, procurar um serviço de saúde e seguir recomendações de afastamento;

– O uso de máscaras por indivíduos sadios não representa, quando adotado de forma isolada, uma medida de prevenção. A lavagem de mãos e a etiqueta respiratória se constituem em medidas de maior efetividade. Além disso, o uso da máscara sem a lavagem de mãos e a etiqueta respiratória pode prejudicar sua eficácia na redução do risco de transmissão.

– Para as escolas que tenham alunos (as) em viagem para estados brasileiros ou países onde se têm casos confirmados, deve-se orientá-los que, ao retornar, deverão ficar em isolamento de 14 dias. Cabe a escola, durante este período, preparar e fornecer material e suporte pedagógico para este aluno (a).

Escola de Goiânia terá pausa nas aulas até dia 23 de março

Um colégio particular do setor Jaó, em Goiânia, tem seu funcionamento suspenso por sete dias. Ela ficará parada até o dia 23 de março, quando as aulas voltam ao normal.

Acima de tudo, a medida foi tomada após uma das psicólogas do colégio ter sido diagnosticada com o problema. Ela faz parte de uma das três pessoas do estado já diagnosticada com a doença.

Na manhã desta sexta-feira (13/3), a unidade de ensino passou por uma desinfecção.

Tags: coronavíruscoronavírus em goiásescolas goianaspandemia

Notícias relacionadas

Cantor Edson perde dente em almoço e ironiza situação nas redes sociais

Cantor Edson perde dente em almoço e ironiza situação nas redes sociais; veja vídeo

Edson, da dupla sertaneja com Hudson, apareceu visivelmente aflito nas redes sociais na última sexta-feira (30). Durante o almoço,...

Morre mulher que levou mais de 30 facadas do namorado, em Pirenópolis

Morre mulher que levou mais de 30 facadas do namorado, em Pirenópolis

Morreu a jovem Aranalia Janaína Amorim Nascimento, de 33 anos, que levou mais de 30 facadas do namorado em...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.