Na manhã desta sexta-feira (6/3), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) resgatou um macaco ferido em uma chácara no município de Itapirapuã.
O chamado para o resgate foi feito na cidade de Goiás, às 8h45.
Primeiramente, a equipe verificou que o macaco era da espécie Alouatta sp (guariba). Também foi verificado que ele apresentava ferimento em um membro inferior.
Além disso, segundo o solicitante, o macaco ferido apareceu na fazenda machucado e com dificuldades para locomover.
Por fim, após o resgate, os bombeiros levaram o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiânia (CETAS).
Além do macaco ferido, cavalo e vaca são resgatados de fossa em Goiás
O CBMGO, além de socorrer o macaco ferido, também salvou uma vaca que caiu em uma fossa e precisou ser retirada com uma retroescavadeira, na cidade de Leopoldo de Bulhões, na região central do estado, em fevereiro.
Quando chegaram no local indicado, verificaram que o animal tinha caído em uma fossa que estava sem tampa em um terreno baldio.
De acordo com os militares, moradores da região contaram que o animal estava pastando no lote, quando acabou caindo na fossa séptica de cerca de três metros de profundidade.
Devido ao peso, precisou ser utilizada uma retroescavadeira para puxar o animal à superfície. O salvamento demorou cerca de duas horas. A vaca foi retirada e apresentava ferimentos leves. Ela foi entregue ao proprietário.
Além disso, o CBMGO atuou em uma ocorrência de salvamento de animal, em Cristalina, em fevereiro, a cerca de 281 quilômetros da capital. Eles resgataram um cavalo que caiu em uma fossa de aproximadamente 5 metros de profundidade. O buraco estava na calçada de uma residência.
Quando a equipe chegou ao local, constatou que o animal estava dentro da fossa e, utilizando um tripé e técnicas de salvamento, o cavalo foi retirado do local.