Em uma operação realizada na última terça-feira (3/3) e quarta-feira (4/3) mais de 5 toneladas de carne clandestina foram apreendidas em comércios de Novo Gama, interior de Goiás.
Conforme informações, os produtos apreendidos são de origem animal e estavam impróprios para o consumo. Apesar disso, estavam sendo vendidos nos estabelecimentos da cidade.
O objetivo da ação é combater o abate e a comercialização de produtos de origem animal clandestinos, ou seja, sem inspeção, sem rotulagem, com prazo de validade vencido, fora dos padrões de higiene, entre outras irregularidades.
A apreensão faz parte de mais uma operação do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina. No total, 5.669 quilos foram apreendidos, incluindo pescados, segundo dados da Agrodefesa, e das Vigilâncias Municipal e Estadual.
Ao todo, 29 estabelecimentos foram vistoriados, destes, 23 apontaram algum tipo de irregularidade. Os produtos apreendidos foram descartados em local apropriado.
Os comércios onde foram encontradas as irregularidades poderão apresentar defesa e terão a oportunidade de se adequar, sendo monitorados pela fiscalização local.
A operação foi deflagrada dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina e mobilizou o Ministério Público de Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, além da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Polícias Civil e Militar.
Além das mais de 5 toneladas de carne clandestina apreendidas em comércios de Novo Gama, outras carnes também foram apreendidas em Goiânia
No último dia 7 de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreendeu 405 quilos de carne irregular, em Goiânia.
Segundo a corporação, a carne era vendida de forma ilegal. Na ocasião, o proprietário do local foi autuado por produção e comércio ilegal de carne. Durante a operação também foi averiguado o comércio ou produção ilegal de carne e a fabricação de espetos.
Na ocasião, o proprietário foi autuado e a carne encaminhada para o descarte.