Um jovem com suspeita de coronavírus foi atendido e internado pelo Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, em Jataí, na região Sudoeste de Goiás, nesta terça-feira (3/3). O paciente tem 20 anos e recentemente teve contato com uma pessoa que esteve na Itália, um dos 16 países que apresentam transmissão ativa da doença.
Em nota, a Secretaria da Saúde do município confirmou a internação de um paciente com sintomas gripais, mas sob suspeita de coronavírus. No texto, a pasta diz que o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde foi cumprido e amostras foram colhidas e encaminhadas para Goiânia.
Leia a nota na íntegra:
A Prefeitura de Jataí, por meio da sua Secretaria da Saúde, vem a público esclarecer e tranquilizar a população sobre a suspeita de Coronavírus (Covid-19) em nosso município.
Recentemente, um paciente chegou ao Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho apresentando um quadro clínico semelhante aos causados pelo Covid-19. Imediatamente, ele foi acolhido em uma sala de isolamento, onde foi feita a coleta de material específico para exame, o qual já foi enviado para o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen Goiás), em Goiânia.
Portanto, o caso ainda carece de confirmação e não há motivo para pânico. Assim que chegar o resultado do exame, a Prefeitura de Jataí fará uma ampla divulgação à sociedade.
Goiás já tem 3 pacientes com suspeita de coronavírus
O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus. Segundo o MS, eles não têm relação entre si, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. Até a manhã desta segunda-feira (3/3), 433 casos suspeitos estavam sendo monitorados, sendo três em Goiás.
No momento, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem por um dos 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus (Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja).
Kits para diagnóstico do coronavírus
Com mais de 400 casos suspeitos de coronavírus no país, o Ministério da Saúde comunicou, nesta segunda-feira (2/3), que distribuirá 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) do COVID-19. Goiás, que já realiza o exame, também receberá novos kits, no entanto, a distribuição inicial será feita aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.