A barragem do córrego Samambaia, em Goiânia, transbordou na manhã desta segunda-feira (24/2), devido ao grande volume de chuvas. Com isso, a água passou a invadir a Avenida Samambaia, próxima à Universidade Federal de Goiás (UFG). A via foi interditada e a área isolada.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o barramento situado no córrego Samambaia está com o vertedouro entupido. O entupimento impede que água faça seu curso normal, passando a invadir a pavimentação da avenida Samambaia, cuja estrutura já está fofa.
Uma força-tarefa composta pelo Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Defesas Civis Municipal e Estadual, atuam no local para evitar possíveis danos.
Força-tarefa pede que UFG abra vertedouro em barragem, para escoamento da água
De acordo com nota enviada pela força-tarefa, foi solicitada à UFG que abra um vertedouro da barragem, que pertence à instituição. O objetivo é criar condições para que a água possa ser absorvida, caso haja rompimento e, com isso, minimizar o impacto.
A força-tarefa também faz contatos com a Saneago, para que possa auxiliar no descomissionamento, ou seja, a retirada do excesso da água da barragem. O texto reforça ainda que o reservatório está com nível muito elevado. A previsão é de chuva para todo o dia.
Nota na íntegra
Leia abaixo, na íntegra, a nota da força-tarefa publicada pela Defesa Civil de Goiânia:
Força-tarefa atua no sentido de evitar danos em face da situação de barramento situado no córrego Samambaia, que galgou na manhã desta segunda-feira (24/02)
Uma força-tarefa composta pelo Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Defesas Civis Municipal e Estadual, atuam no sentido de evitar danos em face da situação de barramento situado no córrego Samambaia, nas proximidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), que galgou na manhã desta segunda-feira (24/02).
A força-tarefa imediatamente interditou a avenida Samambaia e isolou a área. Foi solicitada à UFG para abrir o vertedouro do reservatório subsequente, que pertence à instituição. No caso, criam-se as condições para que possa absorver água do barramento a montante, caso haja rompimento e, com isso, minimizar o impacto.
As chuvas vão continuar durante o dia no local e o barramento situado no córrego Samambaia está com o vertedouro entupido. Isso impede que água tenha o seu curso normal, sendo que passou a invadir a pavimentação da avenida Samambaia, cuja estrutura já está fofa.
O reservatório está com nível muito elevado. A força-tarefa faz contatos com a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) para que possa auxiliar no descomissionamento, ou seja, a retirada do excesso da água da barragem.
Goiânia, 24 de fevereiro de 2020.