O segundo teste de coronavírus, ao qual os brasileiros repatriados da China e em estado de quarentena em Anápolis, em Goiás, foram submetidos, deve ter seu resultado divulgado na próxima quarta-feira (19/2). O novo exame foi realizado no grupo na última segunda-feira (17/2), uma vez que o resultado do primeiro exame, feito no sábado (9/02), dia da chegada dos passageiros suspeitos por contaminação na base aérea de Anápolis, constou negativo.
Novo exame foi feito nesta segunda (17/02) para avaliar a possibilidade de autorização do fim da quarentena para os tripulantes e demais pessoas que saíram do país nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar brasileiros em Wuhan, região considerada epicentro do vírus. A previsão para que o resultado fique pronto sai nesta quarta-feira (19/02).
Segundo o ministro da Saúde, João Gabbardo, nenhuma decisão será tomada em relação a essas pessoas até essa data. O Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Defesa estão analisando a questão epidêmica. Até o momento, não é considerada a possibilidade de redução no tempo de quarentena para os brasileiros que estavam em Wuhan e foram resgatados pelo governo brasileiro. A princípio, os 18 dias de isolamento estabelecido pelas forças integrantes da Operação Regresso deverá ser cumprido por esse grupo como medida cautelar devido o período de 14 dias de incubação da doença.
Teste de coronavírus é específico para a detecção do vírus
Segundo a superintendente de vigilância em Saúde, Fluvia Amorim, foram coletadas secreções de nariz e garganta das 58 pessoas em quarentena. As amostras saíram da Base Aérea de Anápolis a caminho do Lacen, em Goiânia, por volta das 11h.
Exames apontam que os repatriados da China devido ao surto de coronavírus não estão contaminados com a doença. A informação foi divulgada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), em uma rede social nesta terça-feira (11). O grupo com 58 pessoas, entre passageiros, tripulação e equipe de apoio, está em quarentena na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia.
Na postagem, o governador comemorou o laudo: “Deus estende a mão a quem precisa e a quem é solidário”.
O Ministério da Saúde também divulgou a informação durante uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde. O governador explicou que esse exame é específico para detectar o coronavírus. Até a última atualização desta reportagem, não foi informado se, com esse resultado, pode haver uma redução no período de quarentena.