No último sábado (8/2), o Rio Vermelho registrou cheia acima da média na Cidade de Goiás. Após grande volume de água na região, o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO) realizou açōes de Defesa Civil.
Primeiramente, o rio foi monitorado durante todo o dia de sábado. Foi registrado que o nível hídrico não havia ultrapassado a “caixa” do rio. Apesar disso, foi constatado que o nível da água continuou a subir pelo resto do dia. Pela noite do mesmo dia, houve normalização da água.
Além disso, a verificação continuou sendo feita no domingo (9/2). Equipes do CBMGO e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram nova vistoria no percurso urbano do Rio Vermelho para verificar os impactos da chuva de ontem.
Veja a seguir um vídeo, feito pela equipe da CBMGO, mostrando a situação do rio na manhã de sábado:
Por fim, o O Dia online entrou em contato com a assessoria do CBMGO para saber se existe algum risco para os moradores da região. Segundo a assessoria, a cheia está sob controle e ainda não existe motivo para preocupação da comunidade local.
Além disso, ainda segundo a assessoria, a cheia do Rio Vermelho está sendo monitorada e as vistorias continuam nesta segunda-feira (10/2).
Ponte na região do Ferreiro passa por vistoria devido a cheia do Rio Vermelho
No último sábado (8/2), o CBMGO realizou uma verificação na ponte de acesso a Escola Família Agrícola de Goiás, localizada na região do Ferreiro, na Cidade de Goiás.
Foi constatado pelas Equipes de Defesa Civil do CBMGO que devido as fortes chuvas do fim de semana, como já foi dito, houve um aumento do nível do Rio Vermelho. Consequentemente, também houve o rompimento de duas cabeceiras da ponte, sendo necessária a imediata interdição.
Por fim, Goiás passou por um intenso fim de semana de chuvas, chegando a ficar em alerta vermelho pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).