Ao lado do secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, o governador Ronaldo Caiado apresentou, nesta segunda-feira (27/1) os indicadores criminais de 2019. Conforme os dados divulgados, houve queda de 21/8% nos casos de homicídio em Goiás. Já crimes letais em geral caíram 23%.
A apresentação dos indicadores criminais de 2019 aconteceu nesta manhã no auditório da Fundação Tiradentes, em Goiânia. Conforme os dados, em 2019 Goiás registrou queda nos crimes violentos, com destaque para a redução de 21,8% nos casos de homicídios – numa taxa por 100 mil habitantes-, de 39,3% em casos de lesão corporal seguida de morte e de 43,8% nos casos de latrocínios. Juntos, os crimes letais caíram 23%.
Quanto ao crime de roubo, também houve redução, de acordo com os indicadores apresentados. No roubo de veículos houve registro de queda de 57,89%, roubos a transeuntes, queda de 45,88%, de carga, redução de 59,82%, roubos ao comércio, queda de 39,35% e roubos a residências, queda de 8,70%.
Rodney comemorou os números. Segundo ele, o governo de Goiás teve “reduções históricas nos índices de violência e números expressivos de produtividade”. Ainda de acordo com o secretário de Segurança Pública, havia uma meta de redução de homicídios em 8%, e, conforme destacou, esse resultado por triplicado.
Redução de homicídios em Goiás e aumento de prisões
Simultaneamente à redução do número de homicídios, os indicadores de criminalidade mostraram um aumento de prisões. Conforme os dados, houve aumento de 30,36% no encarceramento e 9,90% de abordagens.
As prisões em flagrante cresceram 7,86% e, no mesmo período, mais de 6,2 mil armas foram apreendidas. Os indicadores criminais divulgados pelo governo apontaram ainda que a superintendência da Polícia Técnico-Científica concluiu 92,9% das perícias. Além disso, Goiás se tornou o terceiro estado brasileiro em cadastro de perfis genéticos de condenados por crimes sexuais.