Uma paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa, cidade goiana localizada no Entorno do Distrito Federal, ganhou uma festinha surpresa no seu aniversário de 3 aninhos. A comemoração foi organizada por algumas servidoras da unidade de saúde, na manhã do último sábado (18/1).
Cecília estava internada há três dias na UPA. Ao tomarem conhecimento do aniversário da paciente, algumas servidoras se reuniram e organizaram uma festinha surpresa para ela, para que a data não passasse em branco. Aparentemente feliz, Cecília apagou as velhinhas em um bolo decorado com os dizeres “Feliz Aniversário”.
A atitude das servidores chamou atenção de alguns moradores de Formosa. Com um gesto tão simples ela fizeram o dia da pequena Cecília mais feliz.
Não há informações sobre o motivo da internação de Cecília, mas pelas imagens nota-se uma pequena tala na mãozinha direita da menina, por onde os medicamentos são ministrados.
Denúncia em UPA de Formosa
Recentemente, a UPA de Formosa foi alvo de uma denúncia de pais que acreditam que a filha, uma bebê de 1 ano e 6 meses, tenha morrido após um diagnóstico errado.
O caso gerou bastante repercussão na cidade, pois, conforme informações, a menina teria ido três vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa, onde foi diagnosticada com virose, quando na verdade estava com pneumonia.
O primeiro atendimento aconteceu no domingo (29/12). Na terça-feira (31/12), os pais retornaram à unidade de saúde e voltaram para casa. Como a menina não apresentou melhoras, eles resolveram procurar mais uma vez a unidade de saúde na manhã da quarta-feira (1/1). Na tarde do mesmo dia, a criança foi transferida para um hospital já em estado grave, onde foi diagnosticada com pneumonia. Devido a gravidade do quadro, ela não resistiu e morreu.
A família acusa a UPA de negligência no atendimento à Maria Helena.
UPA de Formosa responde:
Em nota, UPA informou que a menina recebeu toda assistência e cuidados necessários. O caso segue sendo investigado e outros esclarecimentos serão prestados posteriormente. Leia o posicionamento na íntegra:
A Unidade de Pronto Atendimento Infantil, vem através desta externar seu sentimento de pesar a toda família da criança que veio a óbito no último dia primeiro. Informa que a criança mencionada nas redes sociais passou por essa unidade, onde recebeu toda assistência e cuidados necessários dentro dos protocolos estabelecidos. A direção informa que o caso já está sendo apurado, e no momento oportuno será prestado maiores esclarecimentos.