Um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT) foi preso, no último dia de plantão no trabalho, suspeito de facilitar a fuga de detentos, na madrugada deste domingo (19/1), em Caldas Novas, na região central de Goiás.
Conforme informações da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o homem realizava o último plantão antes do encerramento do contrato temporário de um ano.
Ele é suspeito de ter facilitado a fuga dos dois custodiados que cumpriam pena no local por homicídio. A fuga ocorreu também na madrugada deste domingo.
A ação também foi flagrada por meio de videomonitoramento, pois o homem não realizou realizou os devidos procedimentos no momento em que os detentos tentavam fugir do presídio.
Averiguações iniciais apontam que o servidor realizou o remanejamento de detentos sem aviso prévio e determinação da direção, o que teria facilitado o acesso dos presos ao espaço externo para a fuga.
O vigilante, que foi preso por facilitar fuga de detentos em último dia de plantão, também é suspeito de repassar ilícitos a detentos, em Goiás
De acordo com a diretoria da unidade, o servidor, de 37 anos, foi flagrado pelas câmeras de segurança quando repassava objetos ilícitos para os detentos.
Durante revista, o homem portava dois celulares, uma quantia em dinheiro, um cheque, porção de droga, um pedaço de ferro, carregador para eletrônicos e diversas caixas de acessórios para aparelhos móveis.
Após revista estrutural realizada pelo Grupo de Intervenção Tática da regional, pós-fuga, foram encontrados os materiais. O repasse foi flagrado pelas câmeras de vídeo do presídio.
Diante dos fatos, o servidor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil (PC) do município onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e serão tomadas as devidas providências.
A direção da unidade abriu procedimentos internos para apurar o caso e aplicar as devidas sanções disciplinares aos responsáveis, em conformidade da Lei.
Além disso, a Direção-geral de Administração Penitenciária determinou distrato do servidor que seria encerrado no próximo dia 22 de janeiro. Todos os itens, estão à disposição das autoridades competentes para os devidos fins.