fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Saúde
      • Mundo
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Dia Online
      Dia Online
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Matthew Vilela
      Matthew Vilela
      29 de janeiro de 2019

      Crítica: “Vice” tem Christian Bale como o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
  • férias
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
  • férias
Goiás

Após bater carro, psicóloga é agredida e assaltada, no Centro de Goiânia

Um motociclista que vinha paralelamente parou e levou todos os pertences da mulher. Durante o ato, o criminoso desferiu socos na vítima.
Ton Paulo
13/01/2020, 11h14
imagem
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A psicóloga Michelle Castro, de 41 anos, viveu momentos de terror na madrugada desta segunda-feira (13/1), no Centro de Goiânia, ao ser, mesmo estando acidentada, agredida e assaltada. Após ser fechada por outro veículo, Michelle acabou colidindo com um poste. Um motociclista que vinha paralelamente parou e levou todos os pertences da mulher. Durante o ato, o criminoso desferiu socos na vítima.

O caso aconteceu na Rua 3, no Setor Central, em Goiânia. Ao um veículo local, o marido de Michelle, o advogado Luciano Castro, de 56 anos, contou que a esposa estava dirigindo pela via em questão quando virou na Avenida Goiás. Neste momento, segundo relato do advogado, a mulher foi fechada por outro veículo.

A psicóloga, então, acabou sendo jogada para o lado e perdeu o controle da direção. Foi quando colidiu frontalmente com um poste. Um motociclista, que seguia junto com o carro de Michelle, foi até a mulher acidentada e roubou tudo o que estava com ela, o que inclui sua bolsa, carteira e celular. No calor da emoção, a vítima ainda tentou impedir de ter os pertences subtraídos, momento em que foi alvo de socos por parte do criminoso.

“Ela está sentindo um pouco de dor porque levou um soco, porque o cara puxou as coisas dela à força. Ela está sentindo um pouco de dor e com nariz sangrando”, contou Luciano.

Caso de psicóloga que foi agredida e assaltada em Goiânia após bater o carro ainda não foi comunicado à Polícia

A parte da frente do veículo ficou totalmente amassada. De acordo com o esposo de Michelle, o airbag foi acionado por causa da batida, e deixou algumas marcas em seu rosto e braços. Como os ferimentos não foram graves, a motorista se recupera em casa. O marido afirmou que deve registrar o caso junto à Polícia Civil nesta tarde.

A reportagem do Dia Online entrou em contato com a Polícia Civil, mas até o final da manhã desta segunda-feira (13/1), o caso ainda não havia sido comunicado.

Via: G1 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Entra em vigor emenda que destina 25% do orçamento de Goiás à Educação

Do total, 2% do orçamento deve ser garantido à Universidade Estadual de Goiás (UEG). Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13/1).
Thyélen Lorruama
13/01/2020, 12h07
imagem
Foto: Reprodução

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta segunda-feira (13/1), a Emenda Constitucional que altera artigo a Constituição Estadual e destina, no mínimo, 25% do orçamento do Estado de Goiás à Educação, sendo 2% garantidos à Universidade Estadual de Goiás (UEG). “Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos já em relação ao exercício financeiro de 2019”, diz o documento.

A nova redação, que altera o artigo 158, com a emenda promulgada, determina que “o Estado aplicará, anualmente, no mínimo 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino”.

“Estamos apenas replicando o texto da Constituição Federal para a Constituição Estadual, garantindo que, no mínimo 25%, sejam destinados à Educação. E evidentemente, dentro dos 25%, estejam assegurados 2% para a UEG”, argumentou o deputado Bruno Peixoto na justificativa da emenda.

De acordo com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a nova PEC não exclui a anterior, que tratou do mesmo assunto, mas que foi suspensa pela Justiça a partir de uma ação de nulidade de autoria do 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Cláudio Meirelles (PTC).

Aprovada PEC que inclui UEG nos 25% do orçamento estadual para Educação

Em setembro de 2019, os deputados aprovaram, em segunda votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 990/19, que inclui a verba destinada à Universidade Estadual de Goiás (UEG) nos 25% do orçamento do Estado destinado à Educação. A emenda atendeu a uma solicitação do governador Ronaldo Caiado (DEM).

A PEC da Educação foi aprovada por 29 votos favoráveis e nove votos contra, nenhuma abstenção, em segundo turno, em votação nominal no painel eletrônico. Votaram contrários a matéria, assinada pelo deputado Vinícius Cirqueira (Pros),os deputados: Cláudio Meirelles (PTC), Lucas Calil (PSD), Antônio Gomide (PT), Alysson Lima (Republicanos), Adriana Accorsi (PT), Gustavo Sebba (PSDB), Helio de Sousa (PSDB), Lêda Borges (PSDB) e Talles Barreto (PSDB).

O projeto aprovado acolheu a emenda do líder do Governo no Legislativo goiano, Bruno Peixoto (MDB), que propôs mudanças na aplicação de recursos da Educação em Goiás. Com as mudanças, a verba destinada à UEG seria inclusa nos 25% do orçamento estadual destinados à Educação.

“Em termos de números, nós teremos um valor acrescido. Financeiramente, a Educação básica passa a receber mais, e também a UEG. O que nós estamos discutindo aqui são números, questão de contabilidade, percentuais. Financeiramente, tanto a Educação básica quanto a UEG passarão a ter um recurso superior ao enviado pelo Governo anterior, em 2018”, defendeu Peixoto, na ocasião.

Via: Assembleia Legislativa de Goiás 
Imagens: Folha de Aracati 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Estudo da UFG aponta tendência de aumento da temperatura do ar em Goiás

O estudo se baseou na temperatura média diária de uma série histórica que abarca do ano de 1980 ao ano de 2014 em cada uma das 75 estações climáticas do Inmet.
Ton Paulo
13/01/2020, 12h13
imagem
Foto: Reprodução

O ar em Goiás está ficando mais quente. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tomou como base o período de 34 anos, apontou uma tendência de aumento da temperatura do ar no estado. O estudo recente se baseou na temperatura média diária de uma série histórica que abarca do ano de 1980 ao ano de 2014 em cada uma das 75 estações climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espalhadas por Goiás.

O método utilizado no estudo leva à formulação de uma expressão matemática cujo cálculo possibilita a obtenção do coeficiente angular, um resultado que deixa em evidência as tendências de alterações. Conforme os resultados obtidos, das 75 estações climáticas que integraram a pesquisa, 57 apresentaram valores positivos para os coeficientes angulares em questão. Isso significa que a temperatura média do ar em Goiás tende a crescer ao longo dos anos e que esse movimento deve ser mantido, tendo como base o período de 34 anos de dados avaliados pelo estudo.

Ao fragmentar os dados de temperatura média do ar pelas duas principais épocas de cultivo em Goiás (a primeira entre abril e setembro (época da seca), período dos cultivos sob irrigação; e a segunda de outubro a março, período das chuvas de primavera e do verão (época das águas), o coeficiente angular aumentou para 68 das 75 estações consultadas, confirmando a tendência de aumento da temperatura média do ar e sinalizando para a possibilidade de um futuro que possa impactar culturas de relevância econômica para o Estado de Goiás, como algodão, cana, feijão, milho, soja, sorgo e tomate.

A temperatura do ar é um dos principais elementos climáticos condicionantes para a produção vegetal, pois influencia no metabolismo e no ciclo das plantas, no uso da água, e pode ocasionar danos à produção. De acordo com um dos coordenadores do trabalho sobre a tendência de aumento da temperatura média do ar no Estado de Goiás, o pesquisador da Embrapa Alexandre Bryan Heinemann, “uma elevação de 1ºC ou 2ºC poderá alterar o regime de precipitação, intensificando a ocorrência de secas em determinadas regiões e enchentes em outras. Isso dificultará a programação das safras e a previsibilidade dos cultivos”. Conforme o pesquisador, o aumento da temperatura também altera a distribuição de doenças e pragas nas regiões produtoras, aumentando riscos de perdas na produção

Porém, apesar do alerta, o estudo que foi conduzido não permite afirmar que a tendência de aumento da temperatura média do ar se configura em mudança climática. Para tanto, seria necessária maior base histórica de dados climáticos, o que não foi possível fazer, pois a organização sistemática dessas informações começou a ser elaborada só a partir de 1980.

Tendência de aumento da temperatura do ar em Goiás conta com diversos fatores de influência

Ainda conforme Heinemann, o resultado alcançado pelo estudo pode ser atribuído a vários fatores. “Há o efeito da urbanização, o aumento da emissão de gases de efeito estufa, as queimadas de matas e florestas e o desmatamento, além de causas naturais”, disse.

O pesquisador considera também que a tendência de elevação da temperatura média do ar depende muito de como as pessoas irão atuar para mitigá-la ou, ao contrário, intensificá-la.

Os dados climáticos utilizados no estudo são provenientes de 75 estações climáticas do Inmet, localizadas no estado de Goiás (ver mapa). Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês), agência especializada da Organização das Nações Unidas, para uma análise de séries históricas de dados climáticos, há a necessidade de pelo menos 30 anos de observações, requisito que foi cumprido no estudo.

Via: Notícias Agrícolas 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Válvula de botijão rompe e causa incêndio em residência, em Goianira; veja vídeo

As chamas foram rapidamente controladas, evitando a propagação do incêndio e o risco de explosões.
Dinake Nubia
13/01/2020, 12h15
imagem
Foto: CBMGO

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado, na manhã desta segunda-feira (13/1), para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência, onde a válvula de segurança de um botijão rompeu, em Goianira.

De acordo com a guarnição, a equipe foi acionada por moradores do local. Quando chegaram na casa, verificaram que o risco de explosão era iminente, pois outros dois botijões estavam ao lado.

Devido a rápida chegada dos bombeiros, as chamas foram rapidamente controladas, evitando a propagação do incêndio e o risco de explosões.

No vídeo é possível ver o militar utilizando as técnicas adequadas para controlar o fogo, antes que causasse uma tragédia. Próximo ao botijão que pegou fogo estava um freezer, estufas e outros eletrodomésticos.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e a estrutura da casa não foi danificada. Todos os botijões foram retirados do local.

Com incêndio em residência após válvula de botijão romper e causar incêndio, em Goianira; veja os cuidados com botijão de gás em casa

Conforme norma técnica do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) repassa algumas instruções quanto ao uso, armazenamento e manuseio de botijões de gás. Veja:

  • Deve ser instalado na área externa da edificação em pavimento térreo e rede de alimentação individual, por apartamento;
  • Localizados em área externa e ventilada;
  • Protegidos do sol, da chuva e da umidade;
  • Estar afastado de outros produtos inflamáveis, de fontes de calor e faíscas;
  • Estar afastado, no mínimo, 1,5 m de ralos, caixas de gordura e esgotos, bem como de galerias subterrâneas e similares;
  • A mangueira entre o aparelho e o botijão deverá ser do tipo metálica flexível, de acordo com normas pertinentes, podendo ser utilizada mangueira flexível de PVC com o comprimento entre 0,80 m e 1,25 m, sendo que esta deve sair da fábrica já cortada.
  • O uso de botijão de 32 L (13 kg) será permitido excepcionalmente nas condições  de trailers, barracas, quiosques e assemelhados, com no máximo um botijão por edificação. Também é permitido em pequenas copas e cozinhas, destinadas exclusivamente para preparo de alimentos, limitado no máximo a um botijão por edificação. E, ainda, em aviculturas, para aquecimento de aves.
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Projeto Horta Escolar, de Goiânia, distribuiu 120 mil mudas em 2019

Em 2019, as ações iniciaram em 18 de fevereiro e atenderam 266 instituições.
Dia Online
13/01/2020, 12h17
imagem
Foto: Luis Fernando Hidalgo

O Projeto Horta Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), estimula a consciência ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável e incrementa a merenda dos alunos de escolas e unidades de Educação Infantil da Capital. Em 2019, as ações iniciaram em 18 de fevereiro e atenderam 266 instituições.

A equipe que desenvolve as ações é composta por 11 servidores da SME, que, por meio de um trabalho em equipe, realizaram ao longo do ano 207 oficinas e 825 visitas de acompanhamento, totalizando 1.032 visitas. O projeto também distribuiu 121 mil mudas e 46 toneladas de esterco às escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei).

Oficinas, visitas para acompanhamento e implantação das hortas estão entre as atividades desenvolvidas. Outra ação inclui a distribuição de sementes, insumos, mudas e esterco para a população, durante os mutirões da Prefeitura, e para as unidades que procuram os técnicos do Projeto, na Gerência do Programa de Alimentação Educacional.

Desde 2006, Nestor Valverde atua como apoio técnico e um dos coordenadores do projeto. Junto a uma equipe de profissionais dedicados, se orgulha dos resultados.“Vemos a resposta de nossas ações na satisfação das crianças em aprender, entender desde o plantio até a colheita, já com as plantas crescidas. Então, é gratificante acompanhar esse processo da terra até o prato”, comenta.

Projeto

O Horta Escolar surgiu no ano de 2001. Naquela época, algumas unidades educacionais, por possuírem hortas, ofereciam alimentação diferenciada, com qualidade reconhecida e elogiada pela clientela atendida. Diante disso, o Departamento de Alimentação Educacional, àquela época, desenvolveu e implantou o projeto em 30 unidades.

As mudas e sementes são semeadas em hortas convencionais e estruturas feitas com materiais reciclados, como alvenaria, pneus e vasos. As espécies mais comuns são salsa, cebolinha, alface, couve, acelga, pimenta-de-cheiro, pimenta e coentro. As oficinas são feitas com palestras, dinâmicas, brincadeiras e músicas. A instituição que ainda não tem horta e deseja começar o trabalho, pode entrar em contato pelo telefone 3524-8964.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
  • continuelendo
  • +lidas
1 Após bater carro, psicóloga é agredida e assaltada, no Centro de Goiânia

2 Entra em vigor emenda que destina 25% do orçamento de Goiás à Educação

3 Estudo da UFG aponta tendência de aumento da temperatura do ar em Goiás

4 Válvula de botijão rompe e causa incêndio em residência, em Goianira; vej...

5 Projeto Horta Escolar, de Goiânia, distribuiu 120 mil mudas em 2019

1 Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia

2 Dono de farmácia é baleado pelo genro dentro do estabelecimento, em Goiânia

3 Bombeiros encontram corpo de um dos desaparecidos no Lago Serra da Mesa

4 Jovem de 24 anos morre após pular de trampolim de piscina, em clube de Goiânia

5 Começa Festa do Divino Pai Eterno 2022; confira a programação

maislidas
1
Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia
2
Dono de farmácia é baleado pelo genro dentro do estabelecimento, em Goiânia
3
Bombeiros encontram corpo de um dos desaparecidos no Lago Serra da Mesa
4
Começa Festa do Divino Pai Eterno 2022; confira a programação
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG