Em parceria com o Ministério Público de Goiás, a Prefeitura de Goiânia disponibilizou aos goianienses o aplicativo Goiânia contra o Aedes. O app já pode ser baixado por meio das plataformas Google Play e App Store.
O objetivo da ferramento é permitir que a população, por meio de filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), encaminhe denúncia para a Vigilância Epidemiológica.
De acordo com informações Prefeitura de Goiânia, com o aplicativo é possível acompanhar o trabalho de eliminação do foco pela própria ferramenta.
Recentemente, o aplicativo passou por atualização para facilitar a efetivação de denúncias, com a redução de campos obrigatórios de preenchimento.
Conforme informou o promotor Marcus Antônio Ferreira Alves, da 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia, foi verificada a necessidade de retirar algumas informações solicitadas na versão anterior, pois não eram essenciais para a denúncia.
Aplicativo “Goiânia contra o Aedes” facilita a denúncia, pois exige apenas o endereço de onde há suspeita de dengue
De acordo com informações Prefeitura de Goiânia, o sistema da ferramenta foi concebido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Conforme informações da prefeitura, a atualização do aplicativo vai facilitar a denúncia por parte da população, pois antes o cidadão tinha que fornecer dados pessoais como o CPF, agora basta colocar o endereço, ou só clicar no mapa.
Com a praticidade do aplicativo, qualquer cidadão que fizer a denuncia poderá acompanhar o atendimento pela própria ferramenta.
Segundo a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, “temos sempre que pensar na saúde das população. A chegada do período chuvoso é sempre muito preocupante porque é quando temos um grande aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya. O aplicativo é mais uma ferramenta para o controle do mosquito em Goiânia”.