Uma perícia feita no Instituto Médico Legal (IML) de Formosa confirmou que o corpo encontrado na Chapada dos Veadeiros, na segunda-feira (23/12), é do turista desaparecido no Vale da Lua. O analista de sistemas Jacob Vilar Santana, de 31 anos, sumiu no dia 1º de dezembro após ser levado por uma cabeça d’água na região, durante um passeio com amigos e a namorada. O corpo foi liberado à família nesta quarta-feira (25/12).
O reconhecimento foi realizado por meio das impressões digitais, uma vez que o corpo de Jacob já estava em estado avançado de decomposição. O turista ficou desaparecido por 23 dias. O laudo do exame cadavérico deve ficar pronto nos próximos dias e ser encaminhado para a Polícia Civil.
Ao menos 16 militares do Corpo de Bombeiros e os dois cães de resgate atuaram nas buscas pelo turista. Conforme a corporação, a operação foi realizada em várias frentes com mergulhos na região e buscas nas matas às margens do leito do rio. Entretanto, ainda de acordo com os bombeiros, a condição meteorológica, a topografia do terreno, e a turbidez e o volume das águas dificultaram o trabalho.
Encontrado corpo de turista sumido há 23 dias no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros
Após o acidente, o colete salva vidas de Jacob foi encontrado e alguns dias depois uma bermuda usada por ele, reconhecida pela família, foi localizada. A família tinha esperanças de encontrar o jovem vivo, pois ele conhecia bem a região.
Na segunda (23), ao Dia Online, o Corpo de Bombeiros confirmou que um corpo foi encontrado a aproximadamente 8 quilômetros do leito do rio de Ribeirão São Miguel, afluente do Rio Tocantizinho, abaixo do Vale da Lua. No entanto, somente a Polícia Técnico-Cientifica poderia confirmar se realmente se trata do corpo de Jacob, o que ocorreu nesta quarta (25).
Desaparecimento de turista na Chapada dos Veadeiros
No domingo, dia 1º de dezembro, Jacob Vilar, que é natural de Brasília, mas mora há cerca de um ano em Guarulhos (SP), foi arrastado pela água junto com a namorada no Vale da Lua, durante um passeio. Identificada como Jéssica Carmelo, ela conseguiu se agarrar em uma pedra e foi socorrida.
De acordo com informações do CBMGO, a corporação foi acionada no final da tarde de domingo (1º/12), para buscar por um homem desaparecido na Chapada dos Veadeiros. Devido ao horário e ao grande volume das águas, não foi possível iniciar as buscas no mesmo dia. Na segunda-feira (2/12) os militares retomaram as buscas pelo turista.