Na noite desta quinta-feira (19/12) aconteceu a cerimônia que marcou a classificação de cinco equipes, formadas por 50 alunos do Sesi de Goiânia e Aparecida, para a etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL).
A etapa nacional do torneio acontecerá em São Paulo, de 6 a 8 março do ano que vem. As cinco equipes classificadas vão representar o estado de Goiás na Capital paulista, sendo elas Titans Lego da Justiça, Life Sesi Canaã, Alphatec, Robostorm e Lego da Justiça Origens.
Quem também garantiu vaga na competição nacional foi a Nanomasters, que é uma equipe de Goiânia que faz parte do Colégio Interschool.
O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) desafiou os alunos a apresentar soluções inovadoras, dentro do tema City Shaper, que significa cidades inteligentes e sustentáveis, para problemas urbanos, como transporte, acessibilidade, desastres naturais, além de construção sustentável de casas e prédios.
Equipe que se classificou em 1º lugar para etapa nacional de Torneio de Robótica FLL se baseou nos acidentes provocados por jamelões
O grande vencedor do primeiro lugar foi o Titans Lego da Justiça, de Sesi Planalto, que teve como inspiração os acidentes de trânsito provocados pelos jamelões que caem no asfalto. Eles desenvolveram um projeto de um líquido à base da casca da laranja capaz de dissolver a gordura da fruta.
Em 2º lugar, ficou o time Life, do Sesi Canaã, e em 3º, a Alphatec, da Escola Sesi Senai Aparecida de Goiânia.
Carla Alencar de Sena, que juntamento com André Alves dos Santos é técnica da equipe Lego da Justiça (LJ Origens) conversou com o Portal Dia Online e contou uma pouca mais sobre a preparação das equipes do Sesi Planalto, que se classificaram para a etapa nacional que acontece em São Paulo.
Segundo Carla, tanto a LJ Origens quanto a Titans Lego da Justiça, que se classificou em 1º lugar, fazem parte do Sesi Planalto. A primeira contém 5 integrantes e a segunda contém 8 integrantes.
A LJ origens teve apenas dois meses para se preparar e mesmo com o tempo curto conseguiu se classificar, o que demonstra a dedicação e inovação das crianças envolvidas. O projeto desta equipe se baseou nos problemas enfrentados pelos motociclistas em períodos de chuvas.
O projeto apresentado foi o recuo de segurança para que os motociclistas possam parar para vestir capa ou até mesmo esperar a estiagem da chuva e assim evitar possíveis acidentes.
Para finalizar Carla enfatiza a qualidade do trabalho desenvolvido por todas as equipes, que segundo ela foi um trabalho próprio feito pelas crianças. Carla ainda afirmou que todos estão felizes e motivados em poder disputar a etapa nacional. “Estamos animados e felizes, além da expectativa alta devido a nossa classificação no regional”.
Confira as equipes classificadas para a etapa nacional
Titans Lego da Justiça Planalto
Life Sesi Canaã
AlphatecRobostorm
Lego da Justiça Origens
Nanomasters
Equipes que ganharam prêmios oficiais
Projeto de pesquisa – Star Guardians – Goiânia – (GO)
Desempenho do Robô – Titans Lego da Justiça Planalto – Goiânia (GO)
Programação – Nanomasters – Goiânia (GO)
Estratégia e Inovação – Robotic Engineers – Goiânia (GO)
Inspiração: πqui-man Colorado – Goiânia (GO)
Trabalho em Equipe – MEQ Lego – Catalão (GO)
Gracious Professionalism – Robostorm – Aparecida de Goiânia (GO)
Design Mecânico – Sesi Canaã Robots (GO)
Solução Inovadora: Gametech Canaã – Goiânia (GO)
Apresentação: Lego da Justiça Planalto – (GO)
Champion’s Award
1º lugar: Titans Lego da Justiça Planalto
2º lugar: Life Sesi Canaã
3º lugar: Alphatec