Na tarde desta quinta-feira (19/12) a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou mais três casos de sarampo em Goiás.
Ao todo já foram notificados 197 casos suspeitos da doença. Destes, 163 foram descartados e 26 seguem em investigação. Oitos casos foram confirmados, sendo seis em Goiânia, um em Posse e um Alto Paraíso.
Os três últimos casos foram confirmados por exame laboratorial e ocorreram na capital entre os meses de agosto e outubro.
De acordo com informações da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), a pasta atualizou o boletim epidemiológico de sarampo em Goiás nesta quinta-feira (19/12).
Seis dos oito casos confirmados são em Goiânia, um em Posse e um Alto Paraíso de Goiás. Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria executa um plano de contingência da doença no território goiano.
Os três últimos casos foram confirmados por exame laboratorial e ocorreram na capital entre os meses de agosto e outubro.
Os três casos de sarampo confirmados recentemente são em mulheres
De acordo com informações da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), os três novos casos de sarampo em Goiás são de pessoas do sexo feminino com idades de 21, 30 e 41 anos.
Ainda segundo a pasta, uma delas está com histórico de viagem para São Paulo, a outra com vínculo epidemiológico com o primeiro caso registrado em Goiânia. A terceira não possui vínculo com algum caso e não efetuou viagem recentemente.
Vale ressaltar que, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de goiás (SES-GO) o estado de Goiás atingiu a meta de cobertura vacinal contra sarampo para crianças com idade entre 1 e 2 anos.
Além disso, segundo a pasta, os estoques da vacina contra o sarampo estão regularizados e as doses podem ser encontradas nas mais de 900 salas de vacina, que estão espalhadas pelo estado.