As fortes chuvas devem ocorrer em Goiás ainda pelos próximos dois dias, segundo alerta publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há risco de temporais nas cidades das regiões Central, Sul, Norte e Noroeste do estado. Para sábado e domingo (14 e 15/12), são previstas chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.
O alerta também é válido para o Leste Sul-Mato-Grossense, Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Jalapão, Norte Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense.
Em caso de chuvas intensas, o Inmet reforça: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Fortes chuvas derrubam mais de 10 árvores em Goiânia
Na madrugada desta sexta-feira (13/12), ao menos 11 árvores caíram em Goiânia devido a forte chuva e ventos. Além disso, alguns pontos da cidade ficaram alagados. A Defesa Civil de Goiânia explicou que a precipitação de chuvas registrada na capital ficou acima da média normal esperada para o dia.
Leia nota na íntegra:
A Defesa Civil de Goiânia informa que, em decorrência das fortes chuvas desta madrugada, ocorreram alagamentos em alguns pontos da cidade, como vias públicas e residências. A precipitação pluviométrica registrada na capital ficou acima da média normal esperada para o dia.
Na região Sudoeste da cidade, por exemplo, era esperado 10,0mm. No entanto, a precipitação registrada foi de 42,2mm. Diante desta situação, a Defesa Civil vistoriou diversos pontos do município para identificar os danos decorrentes das chuvas.
É importante destacar que todas as providências foram tomadas com apoio da Comurg e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).Entre as ações executadas, estão a limpeza das ruas e bocas de lobos.A Defesa Civil pontua ainda que está sempre atenta às demandas e ocorrências que surgem durante o período chuvoso.