Uma força-tarefa realizada nesta terça e quarta-feira (10 e 11/12) resultou na deflagração de irregularidades na manutenção de aeronaves em Goiás.
A ação aconteceu de forma conjunta entre a Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC), a Receita Federal do Brasil, o Serviço Aéreo do Estado de Goiás e o Grupo de Rádiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de Goiás.
O objetivo da operação é coibir diversos crimes e irregularidades em oficinas de manutenção de aeronaves nas cidades de Goiânia e Anápolis.
A operação ainda está em andamento, mas já houve diversas prisões, retenções de aeronaves e apreensões de peças importadas ilegalmente.
Como foi ação da força-tarefa que investiga irregularidades na manutenção de aeronaves em Goiás
As investigações da força-tarefa começaram após o recebimento de denúncia anônima, onde foram levantados alvos suspeitos de comercializar peças de aeronaves sem origem comprovada.
Na ocasião, foram levantadas as suspeitas das peças serem importadas ilegalmente, em desconformidade com a lei, gerando assim uma concorrência desleal. Além disso, a prática delituosa estava colocando em risco a segurança da aviação do Brasil.
Caso seja comprovada a ilegalidade na origem e procedência dos bens, bem como o não atendimento as normas legais, toda a mercadoria será retirada e encaminhada ao depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal do Brasil para os procedimentos cabíveis.
Em relação as infrações referentes à legislação da aviação civil, serão instaurados procedimentos administrativos para apurar os fatos e autuar os responsáveis, para posterior indiciamento, principalmente quanto à manutenção clandestina de aeronaves.
A operação ainda não foi concluída, porém já resultou na prisão de diversas pessoas, além da retenção de aeronaves e apreensão de peças importadas de forma ilegal.
Conforme previsto, a coletiva de imprensa para repassar detalhes do caso será realizada nesta quarta-feira (11/12), às 16h, no auditório da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, situada no Setor Leste Universitário.