No nono dia de trabalho, o Corpo de Bombeiros continua as buscas pelo jovem Jacob Vilar Santana, que desapareceu no última dia 1/12 no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, enquanto fazia trilha. Jacob, de 31 anos, sumiu após ser levado por uma cabeça d’água na região. No auxílio e reforço às buscas, os bombeiros estão fazendo uso de dois cães de resgate.
Os bombeiros contam com uma equipe de 16 militares e os dois cães de resgate. Conforme a corporação, a operação tem sido feita em várias frentes com mergulhos na região e buscas nas matas às margens do leito do rio. Entretanto, ainda de acordo com os bombeiros, a condição meteorológica, a topografia do terreno, e a turbidez e o volume das águas têm dificultado bastante o trabalho.
Nos últimos dias, mesmo com dificuldade por causa da chuva, as equipes de resgate aumentaram o raio de atuação na procura por Jacob Vilar. Ele foi arrastado por uma cabeça d’água quando visitava o Vale da Lua, junto com a namorada, que se salvou. Durante as buscas, foi localizado o colete salva-vidas que Jacob utilizava quando desapareceu.
Veja o vídeo de um dos momentos em que um bombeiro militar, com a ajuda de um cão de resgate, realiza buscas no Vale da Lua:
Relembre o caso do jovem que desapareceu no Vale da Lua
No domingo, dia 1º de dezembro, Jacob Vilar, que é natural de Brasília, mas morava há cerca de um ano em Guarulhos (SP), por motivos de trabalho, foi arrastado pela água junto com a namorada no Vale da Lua. A moça, de nome Jéssica Carmelo, conseguiu se agarrar em uma pedra e foi socorrida.
Não há previsão de encerramento das buscas e a possibilidade de que ele possa estar vivo, perdido na mata, não foi descartada. Dois irmãos de Jacob e uma cunhada acompanham as buscas.
Em outubro deste ano, um grupo de turistas já havia ficado ilhado na região após uma forte chuva. Todos foram resgatados sem ferimentos. Já no final de novembro, outro turista morreu após se separar de familiares enquanto fazia uma trilha dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O corpo dele foi encontrado a 11 metros de profundidade.