Dois homens foram presos com cerca de 200 quilos de fibra ótica furtados, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. O flagrante ocorreu na madrugada desta sexta-feira (6/12).
Segundo informações da Polícia Militar, o cabeamento de internet foi furtado da empresa Oi Fibras, na madrugada desta sexta-feira (6/12). Pelas câmeras de segurança do local foi possível identificar a placa do carro, modelo HB20 branco, usado pelos criminosos.
Os suspeitos foram localizados no Residencial Flor do Ipê, em Senador Canedo. Os 200 quilos de fibra ótica furtados foram recuperados e os homens presos e autuados em flagrante por furto qualificado.
Município goiano é o primeiro de todo o Centro-Oeste a receber internet por fibra ótica
Em outubro de 2018, o município goiano de Jataí, a 320 quilômetros de Goiânia, foi o primeiro de toda a região Centro-Oeste a ter disponível internet ultraveloz. A prefeitura da cidade realizou parceria com a empresa de telecomunicação Vivo, para que começasse a funcionar a internet de fibra ótica na cidade.
De acordo o prefeito Vinícius Luz (PSDB), o sinal de internet em Jataí era muito precário e desde a sua eleição, no ano de 2016, ele tentava fazer tratativas com a operadora para resolver a situação. “A Vivo nos repassou a informação de que a legislação da cidade estava travando a instalação de novas torres”, relatou a um jornal de Goiânia à época.
A prefeitura, então, começou a trabalhar com meios que viabilizassem alterações na legislação municipal. Depois de reuniões tanto em Brasília, como em Jataí, a administração da cidade conseguiu simplificar a legislação para que a operadora pudesse instalar novas torres.
Para o prefeito, foi uma melhoria significativa para a ampliação da cobertura de sinal. Segundo ele, graças às tratativas da administração, foi possível estruturar a rede de FTTH ’Vivo Fibra’ na cidade, permitindo que o consumidor tenha acesso a internet com até 300 megas de velocidade.