Um paciente de 22 anos deu à luz na recepção da Maternidade Dona Iris, na Vila Redenção, em Goiânia, na noite desta quarta-feira (4/12). Informações preliminares apontam que a mulher, acompanhada da mãe, chegou à unidade por volta das 22h, passou por um triagem e aguardava passar pelo médico, mas o bebê nasceu antes, ali mesmo na recepção.
Pessoas que estavam no local gravaram um vídeo que mostra o exato momento em que a mulher dá à luz ao filho. Pelas imagens é possível ver a moça sentada em uma das cadeiras da recepção, usando um vestido branco. No momento do parto ela foi ajudada por um segurança da unidade, que segurou o bebê, e por outras pacientes que aguardavam atendimento no local, até a chegada da equipe da maternidade.
Veja:
Após dar à luz em recepção de maternidade, em Goiânia, mãe e bebê passam bem, diz SMS
Por meio de nota, a direção da maternidade informou que a paciente chegou unidade às 22h06, passou pela triagem e foi orientada a esperar pelo médico na área dos consultórios, no entanto, ela teria resolvido esperar pelo atendimento junto da mãe, na recepção, onde não haviam enfermeiras.
Ainda de acordo com o texto, após o ocorrido, mãe e bebê foram socorridas e internadas na Maternidade Dona Iris. Apesar do susto, ambas passam bem.
Leia a nota na íntegra:
A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG, gestora do Hospital e Maternidade Dona Iris, informa que três médicos atenderam no plantão de ontem à noite, período em que foram realizados 45 atendimentos. Esclarece ainda que a paciente chegou à unidade às 22h06min, passou pela triagem e antes mesmo de ser encaminhada ao médico deu a luz às 22h16min.
A paciente foi orientada a aguardar na parte interna, próximo aos consultórios, mas ela teria ido para a recepção onde a mãe dela estava, por isso, no local não tinha nenhuma enfermeira. A direção da Maternidade informa ainda que mãe e filha continuam na Maternidade e passam bem.
Mulher dá à luz em banheiro de maternidade
No último dia 12, uma mulher deu à luz dentro do banheiro da Maternidade Marlene Teixeira, em Aparecida de Goiânia. Mara Rubia de Jesus deu entrada no hospital às 10h35 e foi atendida por volta das 10h50, quando “obstetra indicou parto cesárea”, conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No período em que aguardava a transferência, “monitorada pela equipe de saúde”, o bebê nasceu.
Em nota, a direção do hospital informou que a paciente havia sido inserida no sistema e internada na sala de Urgência e Emergência da Maternidade, onde aguardava a transferência. A vaga foi liberada, mas como ela estava sem acompanhante a transferência não foi realizada. A SMS explicou que logo após nascimento, ocorrido no banheiro da maternidade, a “equipe médica, composta por três obstetras, foi acionada e prestou os cuidados necessários à mãe e à criança.”