De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), na tarde desta quarta-feira (4/12), detentos da Unidade Prisional de Mineiros serraram grade de cela durante uma tentativa de fuga do local.
Segundo os servidores penitenciários a cela que teve a grade serrada dá acesso ao pátio de banho do sol. Os detentos usaram objetos retirados da própria estrutura do local.
Segundo informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), na tarde desta quarta-feira (4/12, os servidores da Unidade Prisional (UP) de Mineiros evitaram uma possível fuga de detentos do presídio.
Os servidores flagraram quando uma grade de proteção que dá acesso ao pátio de banho de sol foi serrada com o auxilio de objetos retirados da própria estrutura do local.
Segundo a direção da UP, que integra à 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o circuito de videomonitoramento da Unidade Prisional foi essencial para os servidores fazerem o flagrante da tentativa de fuga.
Assim que o flagrante foi realizado, os servidores iniciaram os procedimentos operacionais necessários, além de informar as autoridades competentes sobre o ocorrido e isolar o local. Os detentos foram transferidos para outras celas do presídio.
Direção do presídio abriu procedimentos administrativos para averiguar tentativa de fuga em que detentos serraram grade de cela, em Mineiros
De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), após a tentativa de fuga em que detentos serraram grade de cela a direção do presídio abriu procedimentos administrativos internos para que seja apuração do fato.
Ainda segundo a DGAP, após averiguações dos fatos serão aplicadas aos responsáveis pelo ato as devidas sanções disciplinares cabíveis.
As medidas disciplinares estão em conformidade com a Lei de Execução Penal (LEP). Além disso, a frustração é resultado do rigor estabelecido por diretrizes instituídas pelo Governo do Estado em consonância com a DGAP para garantir o aumento da segurança pública em ambientes carcerários.