A chuva forte pode voltar a atingir Goiás nesta quinta-feira (5/12), de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também há risco de temporais no estado, além do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, centro-leste de Mato Grosso, Tocantins, Pará e oeste do Piauí.
Nesta quarta-feira (4/12), uma chuva forte deixou ruas alagadas, carros ilhados, fachadas de comércios destruídos, além de outros estragos, em Goiânia e em diversas cidades do interior. Para hoje (5/12), são previstas chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. O aviso é válido para os estados da Região Centro-Oeste e o Distrito Federal, e para Região Norte.
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Chuva forte: evite pontos de alagamento em Goiânia
A Defesa Civil divulgou uma nova de lista de pontos de alagamento em Goiânia. Em um ano, o número subiu de 50 para 97 pontos críticos, monitorados pela corporação. Esses pontos críticos incluem risco de alagamento, enxurrada, inundação ou deslizamento.
A listagem de bairros, dividida por região, mostra que a região Sul de Goiânia, que abrange setores como Jardim América, Setor Bueno e Setor Oeste, conta com a maior quantidade de pontos críticos de alagamento e enxurrada, 28 ao todo.
Conforme a Defesa Civil, pontos movimentados do Setor Bueno como as avenidas T-9, T-10 e T-8 estão passíveis de sofrer alagamentos, enquanto outros pontos do mesmo setor como as avenidas T-2 e T-8 podem ter, além de alagamentos, enxurradas com as chuvas intensas. O Setor Oeste também traz pontos críticos de alagamento, como a Baixada do Lago das Rosas, na Avenida Anhanguera, e a Assis Chateaubriand, nas proximidades do Fórum.
A região Campinas/Centro, conforme o relatório, é a segunda com o maior número de pontos críticos: 23 no total. Pontos como o da Avenida Anhanguera com a Rua Quintino Bocaiúva, em Campinas, e da Avenida 85 com a Praça Pedro Ludovico, no Centro, são outros que podem ter alagamentos.
Veja aqui a lista com 94 pontos críticos em Goiânia. Segundo a Defesa Civil, dos 97 pontos monitorados, três ainda serão divulgados.