Os servidores da Unidade Prisional (UP) de Mineiros interceptaram a entrada de 11 celulares no presídio. Um pacote com os ilícitos foi arremessado por cima do muro.
De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), além dos celulares, ainda foram encontrados dois carregadores, três cabos USB e uma porção de substância análoga à maconha.
Os ilícitos foram flagrados por um servidor no momento em que foram lançados em direção a uma das alas do presídio, na noite do último sábado (30/11).
Segundo o coordenador regional, Adriano Pereira, o servidor estava na guarita, mas conseguiu visualizar o embrulho. No momento do arremesso alguns presos tentaram uma distração.
“Houve uma tentativa de distração dos servidores, quando os detentos, inicialmente, afirmaram que um deles estava com mal-estar e que precisaria receber atendimento médico; instante em que o arremesso foi realizado”, afirma o coordenador.
Entretanto, a tentativa foi frustada, além do embrulho ficar preso em cima do telhado do presídio. De imediato, um servidor conseguiu ter acesso ao pacote, impedindo a chegada ao destino final.
Diante dos fatos, a direção da unidade, pertencente à 6ª Coordenação Regional Prisional da DGAP, abriu procedimento administrativo interno para apurar a situação e aplicar as devidas sanções disciplinares aos responsáveis, conforme a Lei.
No presídio de Senador Canedo, servidores também interceptam a entrada de celulares
Também no sábado (30/11) servidores da Unidade Prisional de Senador Canedo interceptaram a entrada de dois celulares, um carregador e um cabo USB.
Os ilícitos foram arremessados em direção ao pátio de banho de sol dos detentos. A ação foi gravada pelas câmeras de videomonitoramento do local.
O autor foi identificado e tentou fugir, mas foi perseguido e preso pelos servidores do presídio. O jovem, de 20 anos, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários.
A Unidade Prisional abriu procedimentos administrativos internos para apurar os fatos e aplicar as devidas punições aos responsáveis.