Após vincular a Itália à corrupção durante sua fala sobre a situação da Enel em Goiás, na última quarta-feira (27/11) o deputado Henrique Arantes (MDB) será denunciado por grupos de italianos que se juntaram pela internet para realizar a denúncia.
O deputado afirmou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que os brasileiros aprenderam um pouco da corrupção com os italianos devido a forte imigração. Após as declarações, Henrique Arantes afirmou que não quis ser racista.
As afirmações do deputado que vinculam o país europeu à corrupção e também fez uma ligação do governo italiano com a mafia ofendeu muitas pessoas, é o que apontou o conselheiro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Diego Mezzogiorno.
Segundo ele, os interessados não conseguiram efetuar a denúncia na polícia de Goiás por meio da internet e por isso agora eles procuram fazer uma ação coletiva por racismo.
Ainda de acordo com Diego, o deputado fez uma declaração completamente racista e ofendeu a história italiana em nosso país. Ele ainda ressalta que esta não é uma defesa da Enel, que é uma empresa italiana. “Estamos aqui como pessoas que se sentiram ofendidas com a afirmação”, afirmou ao dizer que Henrique Arantes extrapolou seu direito como parlamentar.
Deputado Henrique Arantes afirmou que sua fala jamais foi focada em ofender os italianos
Em uma nota enviada a um jornal local, Henrique Arantes afirmou que “fez uma relação entre a corrupção que, infelizmente, é um fato histórico, e está presente no governo italiano e brasileiro. E como a Enel é uma empresa que tem capital do governo assim como empresas públicas brasileiras que tiveram apurados fatos de corrupção, a empresa Enel comete erros graves”.
O deputado ainda reconheceu a importância histórica e atual entre Brasil e Italia e afirmou que sua afirmação foi direcionada a Enel que “maltrada o povo goiano e jamais focado a ofender o povo italiano que é sempre bem-vindo e bem-recebido no Estado de Goiás”.