Dropshipping é uma metodologia de vendas online na qual não é necessário ter os produtos em estoque. Isso porque o fornecedor envia os produtos diretamente para o cliente final, gerenciando seu próprio estoque. Para fazer isso, o fornecedor deve receber todos os dados do cliente que comprou: informações detalhadas do pedido e dados de expedição.
Os clientes da loja eletrônica não irão notar quando for utilizado este método, uma vez que as etiquetas são personalizadas no design e endereço do remetente.
Isto permite que lojas online, em vez de adquirirem uma grande quantidade de inventário (que pode ser muito caro), se associem ao fabricante, também chamado de “Dropshipper”, através de uma negociação prévia. Isso leva a uma escolha abrangente de produtos para o seu dropshipping.
Como é que o sistema funciona
Dropshipping está revolucionando a forma como a logística tradicional funciona nas lojas online, já que estas são responsáveis apenas por funções puramente administrativas, como gerenciamento de pedidos, cobranças, atendimento ao cliente, entre outras.
A forma como este sistema funcionaria seria:
- Uma pessoa faz um pedido e paga por um produto em uma loja eletrônica.
- A loja online informa o fabricante desta encomenda para enviar os produtos diretamente do seu armazém para o consumidor final, com a embalagem da loja online.
- O fabricante cobra da loja online o custo do produto mais o dropshipper.
- O Dropshipper converte a loja online em um simples intermediário e seus benefícios serão as comissões obtidas em todas as vendas.
Vantagens para a loja online
As principais vantagens de adoptar este modelo numa loja online são:
1 – Redução de custos
Os custos dos inventários das lojas online são significativamente reduzidos uma vez que são pagos pelo fornecedor. Dentro destes custos, o risco de produtos que nunca são vendidos ou que têm pouca rotação é reduzido.
2 – Eficiência
O lançamento e crescimento bem-sucedido de uma loja online requer muito esforço, pois é muito mais do que projetar e configurar o site.
O Dropshipping permite que as lojas online não tenham de lidar com transporte e entrega, tornando-o uma opção muito eficiente para empresas com recursos limitados.
3 – Rápida disponibilidade de itens
Geralmente, quando um e-business quer começar a vender um produto, tem de esperar até que o receba do fornecedor antes de poder publicá-lo no seu sítio Web.
O dropshipping permite que quando você decidir que quer um item na loja on-line, você possa publicá-lo imediatamente.
4 – Pode ser oferecido um catálogo mais amplo
Permite que as lojas online ofereçam um catálogo mais amplo de produtos, o que aumentará significativamente as vendas, uma vez que os produtos são publicados no site e o fornecedor se encarrega de todo o resto, uma vez que a encomenda é feita pelo dropshipper.
5 – Novos produtos são testados sem risco
Permite testar novos produtos no catálogo e reduzir a zero o risco de não vendê-los e o estoque é mantido pelo fornecedor.
Prever o que o cliente vai gostar é um desafio permanente para as lojas electrónicas, portanto, ter a possibilidade de experimentar sem fazer um investimento torna-se uma vantagem competitiva.
6 – O tempo é guardado no processo logístico
Para a maioria das filiais online, a organização do inventário e sua preparação para o transporte são atividades que consomem muito tempo.
Quando o fornecedor assume essas tarefas ele economiza tempo significativo na loja online em rotulagem, embalagem, expedição, permitindo que o dropshipper se concentrar em outras atividades mais convenientes do seu site, como a criação de um blog onde o conteúdo de valor para potenciais clientes de sua marca é fornecido, estratégias de marketing para atrair o público de interesse, entre outros.
7 – Armazenamento
Permite que as lojas electrónicas reduzam significativamente (ou mesmo reduzam a zero) o armazenamento de produtos nos armazéns, uma vez que será da responsabilidade do fabricante.
Quais as principais desvantagens?
É importante você ter em mente que não acarreta somente vantagens. Existem algumas desvantagens. Mas, enumeramos a principal de seguida.
1 – Baixas Margens de Lucro
Baixas margens de lucro são a maior desvantagem na operação de um nicho altamente competitivo de dropshipping.
Devido à grande facilidade para começar – e aos custos gerais mínimos – muitos comerciantes montarão lojas e venderão produtos a preços irrisórios na tentativa de aumentar seus lucros.
Por terem investido muito pouco na execução inicial da empresa, eles podem se dar ao luxo de operar com margens de lucro minúsculas.
Como vê, se está começando seu negócio o dropshipping pode ser uma excelente solução.