O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás, SINT-IFESgo, que engloba a Universidade Federal de Goiás (UFG) e os institutos (IFGoiano e IFG), anunciou uma greve de 48 horas em resposta às reformas no Estado propostas pelo governo federal. A greve, que afetará os setores administrativos e técnicos das instituições, terá início nesta terça-feira (26/11) com duração até às 24h de amanhã (27/11).
Ao Dia Online, o coordenador geral do SINT-IFESgo, Fernando Mota, explicou que a greve de 48h é uma manifestação dos servidores técnico-administrativos contra as Propostas de Emendas à Constituição (PECs) enviadas pelo governo federal ao Congresso que, segundo o sindicato, representam ataques à Educação e um “desmonte do Estado”. Entre elas está a chamada PEC Emergencial, cujo texto permite o corte de jornada e salário de servidores e o congelamento da progressão de carreiras.
Mota esclarece que a greve só vai afetar os setores técnico-administrativos da UFG e dos institutos federais, o que não inclui professores, uma vez que os mesmos não deliberaram a greve. Entretanto, o coordenador geral disse que aquelas aulas que dependem de técnicos, como as de laboratórios, serão afetadas.
Greve de 48h na UFG deve reduzir atendimento no Hospital das Clínicas
De acordo com Fernando Mota, algumas unidades e áreas que integram a esfera dos técnicos-administrativos federais, como o Hospital das Clínicas, da UFG, e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), não serão paralisados. Entretanto, o atendimento nesses lugares ficará reduzido durante a greve de dois dias.
Mota informou ainda que, por enquanto, não não nenhuma intenção de estender a greve além do período informado. Veja abaixo o comunicado divulgado pelo SINT-IFESgo:
“Caros colegas da imprensa, nesta terça e quarta-feira o SINT-IFESgo – Sindicato da Universidade Federal de Goiás e Institutos Federais (lFG e IF Goiano) realizará uma greve de 48 horas. A greve foi deflagrada pela Fasubra Sindical – a federação nacional dos servidores técnico-administrativos das universidades e institutos federais, um movimento da categoria dos servidores públicos contra as reformas do governo e o desmonte do Estado.
A proposta é de uma greve de ocupação, em que a categoria está dialogando com a comunidade interna e externa nos locais de trabalho e prestação de serviços.
Portanto algumas das atividades da UFG serão paralisadas ou terá atendimento reduzido como por exemplo, Hospital das Clínicas (HC), Hospital Veterinário, Assessoria jurídica à comunidade, e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).
Integra o cronograma da greve uma panfletagem a população nesta terça-feira (26), e na quarta um seminário para discutir sobre as reformas e medidas de emergência do pacote do governo.
#ServiçoGREVE NACIONAL 48 HORAS
Data: 26/11 e 27/11″