A Defesa Civil divulgou o número de pontos críticos de alagamento em Goiânia que são monitorados pela corporação. Conforme a relação, a capital tem, atualmente, 97 pontos de risco de alagamento, enxurrada, inundação ou deslizamento. O dado representa um aumento de 47 pontos, uma vez que no ano passado o número de áreas críticas na cidade era 50.
De acordo com o gerente de área de risco da Defesa Civil de Goiânia, Cidicley Santana, o monitoramento desses pontos de risco tem sido constante, e o número é atualizado constantemente.
A listagem de bairros, dividida por região, mostra que a região Sul de Goiânia, que abrange setores como Jardim América, Setor Bueno e Setor Oeste, conta com a maior quantidade de pontos críticos de alagamento e enxurrada, 28 ao todo.
Conforme a Defesa Civil, pontos movimentados do Setor Bueno como as avenidas T-9, T-10 e T-8 estão passíveis de sofrer alagamentos, enquanto outros pontos do mesmo setor como as avenidas T-2 e T-8 podem ter, além de alagamentos, enxurradas com as chuvas. O Setor Oeste, de acordo com a Defesa Civil, também traz pontos críticos de alagamento, como a Baixada do Lago das Rosas, na Avenida Anhanguera, e a Assis Chateaubriand, nas proximidades do Fórum.
A região Campinas/Centro, conforme o relatório, é a segunda com o maior número de pontos críticos: 23 no total. Pontos como o da Avenida Anhanguera com a Rua Quintino Bocaiúva, em Campinas, e da Avenida 85 com a Praça Pedro Ludovico, no Centro, são outros que podem ter alagamentos.
Confira aqui a lista com 94 pontos críticos em Goiânia, de acordo com a Defesa Civil. Dos 97, três ainda serão divulgados.
Com previsão de chuvas, população deve ficar alerta para pontos críticos de alagamento em Goiânia
Conforme divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás – CIMEHGO e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva não deve dar trégua tão cedo em Goiás.
Sol e nebulosidade variável e áreas de instabilidade se formam em Goiás, diz o CIMEHGO, e, com isso, haverá pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões.
O alerta de chuvas intensas para os próximos dias informa que as chuvas serão entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Ainda segundo o alerta, nos próximos dias também há previsão de ventos intensos de 40 a 60 Km/h com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. De acordo com o Inmet, o aviso é destinado às áreas do Distrito Federal, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano e Noroeste Goiano.