No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

‘Tenho de matar dois leões e um urso por dia’, diz único técnico negro da Série B

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 20/11/2019 às 10:29
'Tenho de matar dois leões e um urso por dia', diz único técnico negro da Série B

Foto: BUDA MENDES/GETTY IMAGES

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Dos 40 técnicos da elite do futebol brasileiro, considerando as Séries A e B, apenas três são negros: Roger Machado (Bahia), Marcão (Fluminense) e Hemerson Maria (Botafogo-SP). Para o último, essa escassez está diretamente ligada ao “racismo velado” que ele identifica no futebol brasileiro, independentemente da divisão analisada.

“Nunca sofri ofensas raciais diretas, sempre foi uma coisa velada, mas sempre percebi uma grande resistência. Eu ouvi coisas que meus colegas não ouviam. Diziam, por exemplo, que eu era não técnico para aquele time”, disse o treinador que hoje ocupa a 10.ª posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. “Não é vitimização. É algo que todos sentem. Enquanto os outros matam um leão por dia, nós temos de matar dois leões e um urso por dia”, comparou o catarinense.

Leia também

Chelsea domina o PSG e vence por 3 a 0 na final do Mundial de Clubes

Chelsea domina o PSG e vence por 3 a 0 na final do Mundial de Clubes

Duelo entre Real Madrid e PSG define adversário do Chelsea na final

Duelo entre Real Madrid e PSG define adversário do Chelsea na final

O treinador de 47 anos não tem um episódio claro de discriminação para relatar durante a sua carreira de treinador iniciada aos 23 (isso mesmo, 23 anos) quando percebeu que não seria um atleta de destaque. As ofensas ficaram restritas à infância quando era chamado de “macaco” em um bairro carente da região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. Naquela época, o filho mais velho de uma professora e de um almoxarife tinha de ajudar em casa, cuidar dos irmãos, estudar e (claro) arrumar tempo para treinar.

Depois de adulto, sua maior conquista ocorreu na situação mais adversa da carreira. Ele se sagrou campeão da Série B em 2014 dirigindo o Joinville, onde viveu uma espécie de soma de preconceitos. “Eu fui muito bem recebido, mas foi uma batalha. Havia muita desconfiança. A torcida tinha resistência e a cobrança era maior. Além disso, existe uma rivalidade regional com as pessoas de Florianópolis, um preconceito entre capital e interior. Soma-se a isso o fato de eu ter trabalhado em dois rivais, o Figueirense e o Avaí. Eu sou negro, de Florianópolis e trabalhei em dois rivais. Foi uma soma. Mas conquistei o respeito por causa dos resultados”, disse Hemerson.

A campanha atual do Botafogo na Série B de Hemerson está sendo regular. O time começou bem e chegou a liderar a competição quando o treinador ainda era Roberto Cavalo. Hemerson assumiu a equipe na 14.ª rodada e o time demorou algumas partidas para se recuperar. A reta final do primeiro turno foi ruim. Por outro lado, o time se recuperou na segunda metade e chegou novamente ao G-4. Os fracassos vieram nos confrontos diretos contra Coritiba, Atlético Goianiense, Bragantino e Sport, quando o time jogou em casa. Foram três derrotas e um empate nesse recorte. Hoje, o time está no bloco intermediário. A missão é somar pontos para terminar na primeira parte da tabela de classificação.

O catarinense conta que os desafios para um treinador negro na Série B são conseguir espaço – ele atua desde 2012 – manter a regularidade e, por último, obter resultados para ter novas oportunidades. Para Hemerson, o problema do racismo é estrutural na sociedade brasileira. Ele afirma que não existem negros como diretores executivos de futebol, supervisores, gerentes e auxiliares técnicos. “Demoro para ser atendido quando vou trocar de carro na concessionária. Não vejo negros no colégio particular da minha filha, Hérika”, exemplificou. “A gente precisa continuar essa luta para ocupar o nosso espaço na sociedade”.

Tags: botafogo-spfutebolhemerson marianegroracismoserie b

Notícias relacionadas

Fluminense e Chelsea abrem as semifinais do Mundial de Clubes em jogo decisivo nos EUA

Fluminense e Chelsea abrem as semifinais do Mundial de Clubes em jogo decisivo nos EUA

Nesta terça-feira (8) o Fluminense terá um confronto decisivo contra o Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes da...

Fluminense representa o Brasil nas semifinais do Mundial de Clubes a partir desta terça (8) Nesta edição 2025, a feira contará com mais de 100 expositores, momentos culturais, educativos e de diversão para toda a família. O público poderá conferir produtos e serviços de diferentes portes e segmentos relacionados ao agronegócio, incluindo as mais importantes marcas nacionais e multinacionais do setor. Novidades, lançamentos, inovação e tendências: a Agrocaipirashow é lugar de conexões do universo que sustenta a economia do país. De acordo com Jorge Calile Lima, idealizador da feira, a Agrocaipirashow é um leque de descobertas e oportunidades às pessoas que vivem do agro ou apreciam tudo o que o setor produz, especialmente na região de Piracicaba, importante celeiro de inovação. “Vimos a necessidade de um evento aberto desse porte na nossa região e estamos empenhando esforços para promover a facilitação de encontros e conexões”, disse. A Agrocaipirashow traz alguns dos principais lançamentos, tecnologias e novidades agrícolas. Segundo Lima, não se trata de uma exposição de maquinários, mas de produtos dos mais variados. De suprimentos a instituições financeiras e educacionais, de alimentos à vestimenta, tudo num mesmo ambiente aberto às famílias que vivem ou não do agronegócio e encontram ali muita informação. “Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, às mulheres e à diversidade são prioridades da nossa feira”, afirma o organizador. Além dos estandes, a Arena Open Air contará com ambientes de descompressão, espaços exclusivos para as crianças, cantinhos instagramáveis, loja de produtos e serviços, praça de alimentação com food trucks e apresentações musicais. Entre as atrações, haverá pista off road de 15 mil metros quadrados para realização de test drive com veículos em exposição. Quer fazer parte da Agrocaipirashow? A Agrocaipirashow é uma feira diversa, aberta a expositores de diferentes portes e produtos. Na dúvida sobre se a feira é indicada à exposição do seu produto, entre em contato pelos telefones (19) 99608-5707, (19) 99778-4567 ou (19) 99677-8615. Informações: www.agrocaipirashow.com.br ou nas redes sociais @agrocaipirashow.

Fluminense representa o Brasil nas semifinais do Mundial de Clubes a partir desta terça (8)

A disputa do Mundial de Clubes 2025 entrou em uma breve pausa neste domingo (7), sem jogos programados pela...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.