A Polícia Civil de Goiás confirmou uma denúncia na tarde desta quarta-feira (13/11). Um cavalo vítima de maus-tratos foi encontrado acorrentado, em Morrinhos, na região Sul do Estado.
O resgate aconteceu por meio dos policiais civis da Delegacia de Morrinhos, que encontraram o cavalo preso em um terreno dentro da cidade. Os agentes souberam do caso após receber uma denúncia anônima de um cavalo que estava com as patas dianteiras acorrentadas, o que estaria lesionando do animal.
Diante da denúncia, os policiais foram verificar a situação, e, quando chegaram, confirmaram a denúncia. O animal estava amarrado com correntes e lesionado onde elas passavam.
A Polícia então começou as diligências para identificar o responsável pela área e pelo animal. Pouco tempo depois o homem autor dos maus-tratos contra o cavalo foi encontrado.
Com a situação confirmada, foi lavrado uma Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor do responsável devido a pratica do crime de maus-tratos aos animais, previsto em Lei.
Além do cavalo vítima de maus-tratos encontrado acorrentado, em Morrinhos, um javali também sofria a mesma prática, em Caldas Novas
Três homens foram autuados no domingo (18/8) por prática de maus-tratos de animais, em Caldas Novas. De acordo com informações da Polícia Militar de Goiás (PMGO), a ação aconteceu após a corporação receber uma denúncia.
O supostos caçadores se divertiam com um javali, que estava caído no chão. Vários cachorros atacavam o animal, que se debatia em razão das mordidas. Além disso, um dos homens feriu o javali com uma faca.
Após a fazer a abordagem e apreender os objetos, os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra os três em razão de maus-tratos.
Em Goiás, Lei que pune maus-tratos foi sancionada
Na última segunda-feira (11/11) foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado uma lei que prevê multa e punição para quem maltratar animais domésticos ou domesticáveis.
Conforme previsto na regulamentação, o animal pode ser recolhido para adoção, venda ou liberação em seu habitat. O agressor também pode pagar uma multa que varia de R$ 800 e R$ 5 mil, de acordo com cada ocorrência.