Uma mulher deu à luz dentro do banheiro da Maternidade Marlene Teixeira, em Aparecida de Goiânia, na noite desta terça-feira (12/11). Mara Rubia de Jesus deu entrada no hospital às 10h35 e foi atendida por volta das 10h50, quando “obstetra indicou parto cesárea”, conforme nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No período em que aguardava a transferência, “monitorada pela equipe de saúde”, o bebê nasceu.
Demais pacientes e acompanhantes que estavam no local presenciaram toda a cena. Um vídeo gravado por uma testemunha mostrou o exato momento em que Mara Rubia dá à luz no banheiro de maternidade. Logo após ela foi socorrida por três servidoras e retirada local em uma cadeira de rodas.
Segundo pessoas próximas a Mara Rubia, ela tem mais três filhos, sendo o mais velho de 17 anos, que, por conta da idade, não poderia acompanhá-la na maternidade. A mulher recebe ajuda de membros de uma igreja. Em entrevista à TV Anhanguera, uma dessas voluntárias explicou que Mara esperou durante toda a tarde “até que pediu à enfermeira para passar por um exame de toque porque ela estava prevendo que não conseguiria esperar a cesárea”. A mulher narrou que o pedido de Mara foi ignorado. Ainda de acordo com ela, em um dado momento, já no período da noite, Mara foi até o banheiro “molhar a boca” e foi quando sentiu fortes dores e o bebê nasceu.
Mulher que deu à luz em banheiro de maternidade, em Aparecida de Goiânia, já havia conseguido vaga, diz SMS
Em nota, a direção do hospital informou que a paciente havia sido inserida no sistema e internada na sala de Urgência e Emergência da Maternidade, onde aguardava a transferência. A vaga foi liberada, mas como ela estava sem acompanhante a transferência não foi realizada.
A SMS explicou que logo após nascimento, ocorrido no banheiro da maternidade, a “equipe médica, composta por três obstetras, foi acionada e prestou os cuidados necessários à mãe e à criança.” Além disso, o texto esclareceu que nesta terça-feira (12/11) a equipe da Maternidade estava completa e que os atendimentos ocorreram em normalidade.
Leia abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia informa que a paciente Mara Rubia de Jesus deu entrada na Maternidade Marlene Teixeira às 10h35. Foi prontamente atendida e às 10h50 o obstetra indicou parto cesáreo. O pedido foi inserido no sistema e a paciente, internada na sala de Urgência e Emergência da Maternidade, passou a ser monitorada pela equipe enquanto aguardava a transferência. A vaga foi liberada, contudo, por conta do acompanhante da paciente não ter chegado a tempo, a transferência não foi realizada.
Ela evoluiu para parto normal, recebeu orientações da equipe para ficar de repouso no leito enquanto se encontrava em trabalho de parto, porém foi ao banheiro desacompanhada e deu à luz exatamente neste momento. A equipe médica, composta por três obstetras, foi acionada e prestou os cuidados necessários à mãe e à criança. A Secretaria informa que a paciente Mara Rúbia e o recém-nascido passam bem e estão sendo acompanhados pelos profissionais.