O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta de tempestades para todas as regiões de Goiás, nesta segunda-feira (4/11). O comunicado é válido até esta quarta-feira (6/11). Durante o período, há risco de queda de granizo, além de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.
De acordo com o órgão, as regiões goianas afetadas são: Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste. O alerta é feito ainda para o Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins e o Sudeste Rondonense.
O Inmet também publicou alguns cuidados a serem tomados em caso de chuvas intensas: em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Previsão de pancadas de chuva e tempestades em Goiás
O Inmet prevê também pancadas de chuva para os próximos dias, inclusive em Goiânia. Segundo a previsão, nesta terça-feira (5/11), o dia deve ser nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões Noroeste e Sul. Quanto as demais áreas o tempo pode ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Para quarta, quinta e sexta-feira também há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ainda assim, as temperaturas podem varias de 37°C a 38°C. Também de acordo com publicação do site ClimaTempo, o período chuvoso na capital deve se estabelecer pelo menos até a próxima semana.
A publicação alerta que há risco de raios e de rajadas de vento com até 80 km/h. A partir da quarta-feira (6/11), áreas de instabilidade crescem na região Região Centro-Oeste e pode chover forte em todos os estados e no DF. Há ainda risco de chuva forte também nas capitais.