O fim de semana do feriado de Finados deve ser de chuva forte em algumas regiões de Goiás, de acordo com previsão do ClimaTempo e alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta sexta-feira (1º/11), a previsão é de sol em toda a Região Centro-Oeste, porém, no período da tarde e da noite devem ocorrer chuvas intensas no estado, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Sul.
De acordo com previsão do ClimaTempo, “há risco de chuva isolada com moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento”. A publicação do site diz ainda que “o forte aquecimento associado à disponibilidade de umidade favorece a formação de nuvens as pancadas de chuva a partir da tarde com raios.”
Inmet publica alerta de chuva forte na véspera do feriado de Finados em Goiás
Nesta quinta-feira (31/10), o Inmet publicou um alerta de chuva forte em Goiás. O aviso é válido é até esta sexta-feira (1º/11), véspera do feriado de Finados. Conforme o texto, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, de 40 a 60 Km/h.
O órgão também publicou alguns cuidados a serem tomados em caso de chuvas intensas: em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Mesmo com ocorrência de chuvas, o Inmet também faz alerta sobre a baixa umidade do ar. Predominantemente, junto às altas temperaturas, a umidade relativa do ar varia de 15% a 30%. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. Neste fim de semana, segundo previsão, a umidade deve variar de 15% a 95%.
Nas orientações dos avisos, o órgão pediu que as pessoas evitem desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além das demais orientações de beber bastante líquido e manter a casa umidificada. Veja lista:
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).