O temporal que se abateu sobre Caldas Novas no último domingo (27/10) deixou um rastro de destruição difícil de absorver. O município, que fica a 170 quilômetros de Goiânia, teve chuva de granizo com pedras de gelo do tamanho de bolas de tênis, ruas alagadas, árvores caídas em casas e carros, destelhamentos e outros estragos que ainda estão sendo contabilizados. Diante da situação caótica, a Prefeitura publicou uma nota onde adianta o que está sendo feito quanto ao cenário desolador.
As imagens dos efeitos da tempestade impressionam. Com o vendaval e a força da chuva, vários outdoors da cidade caíram e carros que estavam estacionados na via pública foram danificados. Além disso, o temporal comprometeu cabos de energia elétrica em vários bairros da cidade, que, hoje, estão sem luz.
Os bairros mais afetados são bairro Turistas I, Olegário Pinto, Caldas Novas Oeste, Mansões das Águas Quentes, Parque das Brisas, Santa Efigênia, Estância Itaguaí I e II e Itanhangá I e II.
Veja abaixo algumas imagens:
Mobilização conjunta da Prefeitura de Caldas Novas e demais órgãos tenta reparar danos
A Prefeitura de Caldas Novas publicou uma nota oficial onde se manifesta sobre os estragos deixados na cidade pela chuva.
De acordo com o texto, a gestão municipal “trabalha efetivamente no auxílio aos munícipes e pelos bairros da cidade, especialmente no enfrentamento dos problemas causados, a fim de desobstruir as vias e permitir o restabelecimento de energia em locais onde ocorreram queda de árvores, postes e fachadas”.
Veja a nota abaixo:
“A Prefeitura de Caldas Novas, em razão do vendaval que atingiu todo município na tarde deste domingo [27] esclarece que, ‘trabalha efetivamente no auxílio aos munícipes e pelos bairros da cidade, especialmente no enfrentamento dos problemas causados, a fim de desobstruir as vias e permitir o restabelecimento de energia em locais onde ocorreram queda de árvores, postes e fachadas.
A mobilização conta com a presença do prefeito, todo secretariado e o auxílio de 15 equipes de servidores públicos, que atuam conjuntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DEMAE e ENEL. Até o momento não há nenhuma informação de vítimas, mas os danos materiais foram muitos em decorrência da forte ventania e chuva de granizo.
O prefeito Evandro Magal solicitou que seja feito o levantamento dos danos em residências e comércios e que posteriormente se verifique a possibilidade de ajudar os atingidos pelo temporal.
No mais, estamos inteiramente à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. A ocorrência se encontra em andamento e a chuva, apesar de branda neste momento, persiste. Em breve nova atualização!”
A reportagem do Dia Online entrou em contato com a Enel Goiás sobre os bairros que estão sem energia na cidade. Segundo a empresa, “as equipes seguem trabalhando para recuperar trechos da rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia integralmente no município de Caldas Novas o mais breve possível”.
A Enel também afirmou que a situação no município “foi agravada pela queda de galhos de árvores e de objetos sobre a rede elétrica, que causaram danos estruturais, incluindo 27 postes danificados”.