O cruzamento da Avenida Goiás com a Paranaíba, em Goiânia, será liberado para tráfego nesta sexta-feira (25/10), a partir das 9h. As obras para construção da pista do BRT e da rede de drenagem no trecho, interditado no dia 25 de setembro, já foram concluídas, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Com a liberação desta etapa, o trecho entre a Rua 55 e Paranaíba também será aberto para a passagem dos veículos, completando, assim, a liberação total do trecho da Avenida Independência e Avenida Paranaíba, que começou a ser liberado no fim de setembro.
Para dar continuidade aos serviços, serão interditados os cruzamentos das ruas 4 e 5 com a Avenidas Goiás. Os motoristas usarão como alternativa os desvios já existentes.
Construção de rede de drenagem na Avenida Goiás
A obra da rede de drenagem teve início em março deste ano, e começou pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Capim Puba, de lá passará pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, seguirá pela Rua 74 e subirá a Avenida Goiás, cruzará a Avenida Independência e chegará até à Praça Cívica.
O trecho entre o Setor Norte Ferroviário e a Avenida Independência já foi concluído. A sequência, na Avenida Goiás, avançará em conjunto com os demais serviços do BRT, com previsão de término para agosto do próximo ano. A rede de drenagem completa tem 2,6 quilômetros e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário; orçamento para as obras é de R$ 7,8 milhões.
Para funcionamento do BRT, serão construídos na Avenida Goiás estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes. As calçadas serão readequadas, conforme as normas de acessibilidade e arborizadas, com a troca das espécies que estiverem condenadas; uma iluminação de LED será adotada em toda a via.
O prazo para conclusão da obra, no sentido Norte-Sul, é dezembro deste ano, e toda a rede, da Praça Cívica até a Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, deverá estar pronta em agosto de 2020.