Começa no dia 1º de novembro o cadastro antecipado de matrículas do ano letivo 2020 em escolas e centros municipais de Educação Infantil de Goiânia, além de renovação de matrículas e transferências. Pais e responsáveis devem cadastrar informações pessoais, da criança e da família exclusivamente pelo site da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação (SME).
As matrículas na rede municipal de Educação, feitas somente de forma online, têm início no dia 3 de dezembro, com a solicitação de vagas para as escolas de Ensino Fundamental. As inscrições para a Educação Infantil começam no dia 17 do mesmo mês.
- Primeira etapa para cadastro antecipado
Inserção dos dados do candidato a aluno. É obrigatório conter o número de CPF da criança, nome completo, número do NIS (caso possuir Bolsa Família), sexo, se possui alguma necessidade especial, se é gêmeo e data de nascimento, de acordo com a certidão.
- Segunda etapa para cadastro antecipado
Inserção de dados do responsável, que deverá conter CPF, nome completo, qual membro da família (pai, mãe, avó, etc), data de nascimento, número do NIS (caso possuir Bolsa Família), dois números de telefone, com DDD 62, e endereço completo.
Em caso de pais menores de idade, o cadastro deverá ser efetuado pelo responsável dos pais. Por último, vem os dados socioeconômicos, devendo conter a quantidade de membros da família que moram na casa, quantos membros possuem renda, qual a renda total da família, qual o tipo de moradia (aluguel, própria, financiada, emprestada) e o bairro.
SME anuncia cadastro antecipado e outras mudanças nas matrículas escolares em Goiânia
A SME divulgou no início de outubro algumas mudanças nas matrículas escolares para instituições de ensino de Goiânia, que já começam a valer para o ano letivo de 2020. De acordo com o órgão, agora será obrigatório a apresentação do CPF da criança para concorrer a vaga, não mais o do responsável. A mudança vale para as matrículas no Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), que recebem crianças de 0 a 5 anos em tempo integral.
Outra mudança apresentada é o período de matrículas, que foi antecipado. Antes o cadastro era feito no mesmo período da pré-matricula, o que sobrecarregava o sistema e causava quedas constantes. Com a nova mudança, o período de cadastro será aberto antes, no dia 1º de novembro.
Outra novidade apresentada é a reserva de vagas, que também terão direito prioritário as “mães trabalhadoras”. Antes os que gozavam do benefício de reserva eram beneficiários de programas sociais como o bolsa família. Do total de vagas, 20% eram separadas para estes beneficiários, que continua vigente.
Agora, quem se enquadrar no perfil de “mães trabalhadoras”, terá uma reserva correspondente a 40% do total. Os outros 40% serão destinados a população em geral. Para se denominar “mãe trabalhadora”, a mãe deve comparecer em uma das regionais e confirmar a situação, por meio de contracheque, carteira de trabalho ou registro de Microempreendedor Individual (MEI).