Um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT) foi flagrado na manhã desta terça-feira (22/10) com drogas no presídio de Aparecida de Goiânia. O vigilante era servidor plantonista na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), unidade pertencente à 1ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
De acordo com a DGAP, o servidor foi flagrado quando chegava na unidade prisional para iniciar o trabalho. Ele portava quase três quilos de substância análoga à maconha.
Segundo o diretor do presídio e agente de segurança prisional Leyber Alves, o vigilante já havia levantado suspeito de outros servidores da unidade e, no momento que chegou ao local, foi revistado por meio de raio X.
Durante a revista, os agentes flagraram o agente prisional, de 26 anos, com as drogas escondidas dentro da mochila. Diante dos fatos, o servidor, que prestava serviços na unidade há cerca de dez meses, foi preso e conduzido para a delegacia para as medidas cabíveis.
De acordo com o Diretor -Geral da Administração Penitenciária, Coronel Wellington Urzêda, foi determinado imediatamente o encerramento do contrato temporário com o servidor.
Conforme informações, a direção abriu procedimentos administrativos internos para apurar o fato e aplicar as devidas sanções disciplinares, conforme a lei. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Estado de Goiás.
Em outro caso, vigilante penitenciário também foi flagrado com drogas em presídio, em Goianésia
Um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT) foi flagrado repassando facas, celulares e drogas para detentos da Unidade Prisional (UP) de Goianésia, pertencente à 7ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Conforme informações, o servidor de 24 anos, prestava serviços no presídio há cerca de 10 meses. A direção percebeu atitudes suspeitas e começou uma investigação e monitoramento interno.
De acordo com o diretor interino da UP, Marcel Vinícius, o servidor foi abordado quando chegava na unidade, durante plantão na manhã deste domingo (13/10). Ele foi convidado a comparecer à supervisão para passar por revistas. Diante disso, ele tentou burlar a convocação e foi para o alojamento se desfazer dos objetos ilícitos.
Neste momento, outro servidor o seguiu e confirmou as suspeitas. Com ele foram encontrados 6 celulares, 2 facas , 21 chips telefônicos, uma porção de substância análoga à cocaína, duas partes de uma segueta, broca para perfuração manual e cola branca. Todos os objetos seriam repassados para os detentos da unidade prisional.
Diante dos fatos, o servidor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia da cidade para as devidas providências. A direção também abriu procedimentos administrativos para apurar o ocorrido e, posteriormente, aplicar as devidas punições ao envolvidos.