Foi implantado no último fim de semana em Morrinhos, cidade a 130 quilômetros de Goiânia, o Projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola que tem como objetivo capacitar professores e pedagogos para abordar, em sala de aula, temas como gênero, machismo e isonomia entre homens e mulheres e contribuindo assim para o combate à violência doméstica.
Além de Morrinhos, o projeto fruto de uma iniciativa conjunta, articulada e integrada por profissionais do Poder Judiciário do Estado de Goiás, Secretaria de Estado, Cultura e Esporte de Goiás e secretarias municipais de Educação também foi implantado em Rio Verde, Aparecida de Goiânia e, em breve, em Anápolis.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), no sábado (19/10) os gestores e professores de escolas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da cidade de Morrinhos passaram pelo treinamento, estruturado em quatro módulos: Gênero e violência contra a mulher; Lei Maria da Penha e medidas protetivas de urgência; A rede de proteção às mulheres; A importância das escolas na prevenção à violência contra a mulher.
Ainda conforme o TJ-GO, o intuito do projeto Lei Maria na Penha na Escola é propiciar debates e discussões sobre questões históricas e culturais relacionadas a essa temática e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de cidadãos com potencial transformador da realidade social.
Projeto Lei Maria da Penha na Escola deve ser implantado gradativamente
Segundo o TJ-GO, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica contra a Mulher planeja a gradativa implantação do projeto nas demais comarcas que integram o Poder Judiciário goiano, assim como realizado nas cidades de Rio Verde e Aparecida de Goiânia, nos meses de maio e agosto deste ano.
Em Morrinhos, a supervisão do projeto estará a cargo da juíza Patrícia Machado Carrijo, titular da 2ª Vara Cível, Criminal, da Fazenda Pública e de Registro Público.
Para atingir esse objetivo, diz o TJ-GO, além da articulação dos diversos órgãos e instituições governamentais e não governamentais que atuam direta ou indiretamente junto às redes estadual e municipal da área de Educação, a capacitação de gestores escolares e professores é promovida por meio de uma plataforma de ensino à distância (EAD) em parceria com o IF Goiano.