Nesta quarta-feira (23) começam as obras do BRT na Praça Germano Roriz, mais conhecida como Praça do Cruzeiro, em Goiânia.
Segundo a Prefeitura de Goiânia, a previsão para a conclusão das obras viárias é de 60 dias. Já as plataformas deverão ficar prontas junto com toda a estrutura do sistema, em outubro de 2020.
De acordo com informações da Prefeitura de Goiânia, as obras de construção do Corredor do BRT na Praça Germano Roriz, mais conhecida como Praça do Cruzeiro, começam nesta quarta-feira (23) e deve terminar no final do mês de dezembro.
O início das obras do BRT foi autorizado pelo Ministério Público Federal, após aprovação unânime do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental de Goiânia.
Essa aprovação só aconteceu devido comprovação por parte da administração de que os serviços não irão interferir no traçado e no desenho da Praça, que foi tombada pelo Tribunal de Justiça de Goiás, em 2014.
Instalações
Ainda segundo informações da prefeitura de Goiânia, durante as obras do BRT na Praça do Cruzeiro serão instaladas duas estações de embarque e desembarque de passageiros, sendo uma de cada lado da Praça.
Estas devem seguir o mesmo estilo das que foram aprovadas pelo Iphan para a Praça Cívica, com estruturas mais leves e vidro transparente, permitindo a visualização dos bens tombados.
Além disso, as obras do BRT na Praça do Cruzeiro prevê a reconstrução de meios-fios e implantação de calçadas acessíveis e ainda a revitalização da iluminação pública, que será substituída por lâmpadas de led.
Obras do BRT na Praça do Cruzeiro terão duração de 60 dias
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a previsão para a conclusão das obras viárias é de 60 dias. Porém, as plataformas deverão ficar prontas junto com toda a estrutura do sistema, em outubro do ano que vem.
Após a conclusão do trecho na Praça do Cruzeiro, as obras se estenderão pela Avenida 84 até a Praça Cívica, em Goiânia.