Um homem de 42 anos de idade foi preso na tarde desta sexta-feira (18/10) na BR-153, em Morrinhos, município a 130 quilômetros de Goiânia, transportando uma máquina agrícola que havia sido roubada numa cidade do interior de São Paulo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), levantamentos preliminares apontam que a máquina, uma motoniveladora New Holand, foi subtraída do canteiro de obras da Prefeitura Municipal de Tambaú, São Paulo, na manhã da última quinta-feira (17/10), e seria de propriedade do município.
O homem foi preso no Km-627 na BR-153, em Morrinhos. Pouco tempo antes da abordagem do homem, a PRF e a Polícia Civil, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar) haviam sido comunicadas sobre o desaparecimento do patrimônio municipal.
A PRF informou ainda que após ação integrada entre as forcas policiais, o caminhão prancha que seguia pela BR-153 no sentido Itumbiara/Morrinhos e transportava a máquina motoniveladora foi abordado, e ao ser fiscalizado os agentes constataram que se tratava da New Holand, pertencente à prefeitura da cidade paulista.
De acordo com informações do motorista, que apresentou documentação legal da máquina, avaliada em cerca de R$ 450 mil reais, ele receberia R$ 17 mil para transportar a carga até Xinguara, no Pará.
A ocorrência encaminhada à Central de Flagrantes local em local.
Vídeo da PRF mostra momento da apreensão de máquina agrícola, em Morrinhos
Em imagens feitas pela PRF, é possível ver o momento em que o caminhão que transportava a motoniveladora New Holand está parado no acostamento após ser abordado pela PRF. Veja abaixo:
A máquina do tipo apreendida, uma motoniveladora, tem a função de ajustar o greide do solo, para que, desta maneira, o mesmo fique mais apropriado para receber a nova instalação à qual o empreendimento está sendo trabalhado.
Ela é usada para nivelar terrenos, realizar pavimentação, fazer terraplanagem, ajustar terrenos irregulares em plantações e remover excesso de neve em locais frios.