O Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Cândida de Morais, em Goiânia, terá atendimento parcial a partir desta segunda-feira (14/10), pois será fechado para reforma.
O anúncio da reforma foi feito pelo Prefeito Iris Rezende durante o Mutirão da Prefeitura na região noroeste da capital. Além do Cais Cândida de Morais, a Maternidade Nascer Cidadão, localizada no Jardim Curitiba III, também deve passar por reforma.
Com estado crítico e a situação precária, o Cais Cândida de Morais apresenta vários problemas de estrutura e instalações, como vidros quebrados, infiltração nas paredes, além de outros problemas como espaços adaptados.
O primeiro local a passar por reforma é o setor de urgência e emergência, que terá o atendimento interrompido a partir desta segunda-feira (14/10), enquanto passa por mudança. Os pacientes que necessitarem dessas especialidades serão reencaminhados para outras unidades, como Cais Finsocial, Ciams Urias Magalhães, UPA Noroeste e Cais Bairro Goiá.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, o atendimento nesses pontos de redirecionamento será reforçado com 116 servidores, entre eles estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, raio-x e laboratório, além de assistentes sociais e administrativos.
Já os serviços de ambulatório, onde funcionam as especialidades de pediatria, ginecologia e clínica geral, a sala de vacina, sala de curativo, emissão de vale exame e odontologia continuam funcionando, porém também passam por reforma posteriormente.
Com a mudança, o Cais passa a contar com enfermarias masculina e feminina separadas, sala de isolamento, banheiros acessíveis, além da troca de piso e reparos nas redes elétrica e hidráulica.
Manifestação contra o fechamento do Cais Cândida de Morais, em Goiânia
Na manhã da última quinta-feira (10/10) pacientes e alguns funcionários fizeram manifestação contra o fechamento do Cais, localizado na Avenida Perimetral Norte, em Goiânia.
Conforme relatos de pacientes no local, o medo é que ocorra como no Cais do Jardim América, que foi fechado para reforma e não abriu novamente. A reforma do local deve atender a emenda imposta pelos vereadores, onde prevê a conclusão das obras até dezembro.