Com a volta das chuvas em Goiânia e com o objetivo de deixar a população em alerta, a Defesa Civil divulgou nesta terça-feira (8/10) uma relação com 94 pontos críticos na capital que possuem risco de alagamento, enxurrada, inundação ou deslizamento. A listagem de bairros, dividida por região, mostra que a região Sul de Goiânia, que abrange setores como Jardim América, Setor Bueno e Setor Oeste, conta com a maior quantidade de pontos críticos de alagamento e enxurrada, 28 ao todo.
Conforme a Defesa Civil, pontos movimentados do Setor Bueno como as avenidas T-9, T-10 e T-8 estão passíveis de sofrer alagamentos, enquanto outros pontos do mesmo setor como as avenidas T-2 e T-8 podem ter, além de alagamentos, enxurradas com as chuvas. O Setor Oeste, de acordo com a Defesa Civil, também traz pontos críticos de alagamento, como a Baixada do Lago das Rosas, na Avenida Anhanguera, e a Assis Chateaubriand, nas proximidades do Fórum.
A região Campinas/Centro, conforme o relatório, é a segunda com o maior número de pontos críticos: 23 no total. Pontos como o da Avenida Anhanguera com a Rua Quintino Bocaiúva, em Campinas, e da Avenida 85 com a Praça Pedro Ludovico, no Centro, são outros que podem ter alagamentos.
Além das regiões Sul e Campinas/Centro, o relatório mostra que a região Norte da capital tem 10 pontos críticos; a região Sudoeste, 9; a região Oeste, 9; a região Leste, 8 e a Noroeste, 7.
Veja a relação completa dos bairros e ruas aqui.
Além de pontos críticos de alagamento, Defesa Civil alerta para chuvas ácidas em Goiânia
Devido às previsões de chuvas e ventos fortes que se aproximam, a Defesa Civil reforçou recentemente as orientações para a população, em caso de alagamento: se estiver de carro, a recomendação é que opte por rotas alternativas que evitem pontos de alagamentos. Se estiver parado e o local começar a encher, o motorista e os passageiros devem deixar o veículo e seguir para local seguro.
No caso dos motociclistas, a recomendação é não tentar atravessar vias alagadas, pois as mesmas podem esconder buracos que podem ocasionar a quedas e outros acidentes. O cidadão pode acionar os serviços da Defesa Civil pelos telefones: 3524-4080, 153 ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros, caso a ocorrência seja em Goiânia.
Já quanto à água das primeiras chuvas que caírem sobre a capital, a Defesa Civil de Aparecida de Goiânia aconselha que as pessoas evitem entrar em contato com elas. De acordo com o órgão, “essas chuvas são consideradas ácidas porque possuem grande quantidade de resultante de dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada”.
“Os principais responsáveis pela acidez são gases e partículas ricas em enxofre e azoto presentes na atmosfera terrestre.Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes na água estão o longo período de estiagem, os incêndios e a poluição causada por combustíveis e indústrias”, disse a corporação.