Os número de incêndios em setembro, divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goias, é 50% maior que no mesmo período de 2018, em Goiás.
O registro é referente às ocorrências de incêndios florestais no mesmo período de 2018, apresentando um crescimento de mais de 50%.
No ano de 2018, no mês de setembro, foram registrados 1.279 casos de incêndios, já este ano, o número é de 2.314. No total, 1.035 ocorrências a mais foram registradas este ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Levando em conta os números totais de incêndio de todo o ano de 2018, somente nos oito primeiros meses de 2019 este número já foi totalmente superado.
De janeiro a agosto de 2019, 6.358 casos de incêndios florestais foram registrados, já durante todo o ano de 2018 foram 5.803 casos.
O maior índice de incêndios do ano de 2019 foi registrado em setembro, apresentando 88 casos a mais que o mês de agosto.
Com número de incêndios em setembro é 50% maior que no mesmo período de 2018, casos chocantes foram registrados em Goiás
Um dos maiores casos de incêndio em setembro foi registrado na Chapada dos Veadeiros, onde mais de 6 mil hectares foram destruídos pelo fogo. O incêndio começou no dia 27 de setembro e só foi totalmente controlado no dia 30 de setembro.
Outro grande incêndio foi registrado em Hidrolândia, onde o Corpo de Bombeiros levou mais de quatro dias para controlar às chamas. O fogo começou por volta das 19h do dia 31 de agosto, às margens da GO- 219, próximo ao Condomínio Águas da Serra, e só foi controlado no dia 4 de setembro.
Com o grande índice de incêndios, também foram registrados vários redemoinhos de fogo, o caso em destaque foi em Santa Helena de Goiás, onde dois fenômenos iguais foram registrados em dois dias. O primeiro caso foi registrado no dia 10 de setembro, às margens da GO-210, e o segundo no dia 12 de setembro, em um canavial próxima à GO-325.
As altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar e longo período sem chuvas elevaram o número de incêndios no estado, apresentando ainda riscos à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Chuva em Goiás
Discreta, a chuva começou a aparecer no fim de setembro em algumas regiões de Goias. Nesta terça-feira (8/10), o Inmet alertou a população para as chuvas intensas em cinco regiões de Goiás. As áreas afetadas são o Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste Goiano, além de outras regiões do Centro-Oeste, como o Sudeste, Sul e Oeste Tocantinense; Nordeste e Norte Mato-Grossense; e o Distrito Federal.
O Inmet também publicou alguns cuidados a serem tomados em caso de chuvas intensas: em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).