O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou na última quinta-feira (3/10) através de suas redes sociais que o ministro da Educação Abraham se comprometeu a priorizar as obras de salas de aula em escolas do Entorno de Brasília. Com isso, Caiado pretende acabar com o chamado 4º turno, referido por ele como “chaga do governo anterior”.
Pelo Twitter, o governador publicou uma foto com o ministro Weintraub e comentou os planos feitos para a Educação do Entorno. De acordo com Caiado, o ministro fez o compromisso de dar prioridade às obras de 60 salas de aula da região que rodeia o Distrito Federal.
As adequações das salas de aula, conforme Caiado, devem levar ao fim do 4º turno, chamado pelo democrata de “chaga” do governo tucano em Goiás. Veja abaixo a íntegra da postagem:
“O @AbrahamWeint se comprometeu a dar total prioridade às obras de cerca de 60 salas de aulas no Entorno de Brasília. Vamos abolir o 4º turno, chaga deixada pelo governo anterior que roubou até horas de estudo dos alunos. Perdiam 1h30 todos os dias e ainda ficavam sem lanche.”
Fim do 4º turno vem de parceria com o FNDE
Criado para, de forma emergencial, suprir a falta de vagas em escolas estaduais dos municípios do Entorno de Brasília, o 4º turno é considerado um intermediário para aqueles que não conseguiram vagas no turnos regulares (matutino, vespertino ou noturno).
Na prática, os alunos do 4º turno têm aulas das 11h às 14h45. O governo de Goiás já havia anunciado no início deste ano que trabalhava para para resolver o problema até o ano de 2020.
O fim do turno intermediário é umaniciativa do Governo Ronaldo Caiado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), permite a ampliação das construções de salas de aula.