A campanha de vacinação contra sarampo começa na próxima segunda-feira (7/10), em Goiânia. Desta vez, o objetivo é vacinar crianças entre seis meses e cinco anos e adultos de 20 a 29 anos.
A primeira etapa da campanha será realizada do dia 7 a 25 de outubro, e o público alvo são crianças de 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinadas. O dia D de mobilização nacional para este público acontece no dia 19 de outubro.
De acordo com o Ministério da Saúde, este grupo foi selecionado devido ao grande número de casos da doença nesta faixa etária nos surto deste ano. Além disso, também é maior o risco de desenvolver complicações como, cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.
A segunda etapa da campanha acontece entre 18 a 30 de novembro, desta vez o público-alvo são jovens entre 20 e 29 anos. A incidência de casos nesta faixa etária também é expressiva. O dia D de mobilização nacional será 30 de novembro.
A importância da campanha de vacinação para evitar casos de sarampo em Goiás
A meta da campanha nacional de vacinação é atender 95% do público-alvo. Este ano já foram confirmados quatro casos de sarampo em Goiás, sendo dois deles em Goiânia.
O secretário de Saúde de Goiás divulgou nesta sexta-feira (4/10) uma atualização dos casos suspeitos da doença no estado. Segundo os novos dados, as notificações subiram de 115 para 127 casos. Desses, 70 já foram descartados e 53 estão sendo investigados.
O primeiro diagnóstico de sarampo aconteceu em Goiânia, é de um homem, de 45 anos, não vacinado, com história de viagem à São Paulo, onde há mais casos da doença. O segundo caso é na mesma família, e se trata de um bebê de 1 mês de vida, que teve contato com o adulto.
O terceiro caso da doença foi confirmado em Alto Paraíso. O quarto caso doença foi registrado em Posse, uma mulher teria contraído a doença fora do estado e já está curada. Nenhuma morte foi registrada.