Os detentos da Unidade Prisional de Indiara trabalham na recuperação de nascentes na cidade, que fica a cerca de 101 quilômetros de Goiânia.
O Programa Ser Natureza, uma inciativa da 5ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), tem como objetivo a recuperação de nascentes no município utilizando mão de obra carcerária.
Os detentos são beneficiados com a redução de pena, conforme a Lei de Execução Penal. A iniciativa começou na última sexta-feira (27/9) e conta com a mão de obra de quatro detentos da unidade prisional do município.
Atualmente, os custodiados trabalham cercando as nascentes do Córrego Carrapato. Conforme o programa, outras nascentes do município ainda devem ser recuperadas pelos detentos.
De acordo com o Coordenador Regional, Eder Coelho, esta é a primeira vez que acontece esse tipo de programa na região.
A ação faz parte da ressocialização dos presos executadas pela DGAP em Goiás, por determinação do Governo do Estado. O projeto conta com a parceria do Ministério Público, Poder Judiciário e a comunidade local.
Além dos detentos que trabalham na recuperação de nascentes, em Indiara, outros construíram salas de aula, em Quirinópolis
O presídio de Quirinópolis inaugurou, no dia 23 de setembro, duas salas de aula com capacidade para 90 detentos. Os detentos que cumprem pena no local vão estudar pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o Coordenador Regional, Adriano Pereira, o local foi construído com a mão de obra de 20 detentos do presídio, com doações do Judiciário e Conselho da Comunidade em Execução Penal.
As duas salas de aula devem receber detentos, que cumprem pena em regime fechado, para cursar o ensino médio e fundamental. As aulas estão previstas para acontecer a partir do ano que vem, conforme o calendário do ano letivo de Quirinópolis.
Os vinte detentos que participaram da construção das salas de aula tiveram o tempo de pena reduzido, conforme a Lei de Execução Penal. Na unidade os detentos também podem ter pena reduzida caso participem do programa de remição por tempo de leitura.